Fórum sql no fonte, ou na query? #287404
08/07/2005
0
Pessoal vocês colocam o SQL dentro da query , ou no fonte do sistema ?
No fonte vocês acham que fica ´SUJO´ o programa ?
em query é meio complicado porque precisa criar uma para cada caso (Selecionar,Update,Excluir) certo ?
postem suas opiniões...
Obrigado
Lynx
Curtir tópico
+ 0Posts
08/07/2005
Tnaires
Não sou nenhuma autoridade :oops: , mas vamos lá:
Ao meu ver, dois fatores influenciam no fato de vc colocar consultas SQL fora do código-fonte do programa:
- organização;
- separação de tarefas (uma equipe programa, outra é responsável pelo banco de dados, etc).
Quanto ao segundo fator, normalmente quem programa em Delphi entende tb de SQL. Então, ele perde a influência na maioria dos casos. Enfim, mais importante do q tudo isso é a funcionalidade. A equipe decide o q é melhor para si e para a eficiência do sistema. Se vc, ao colocar código SQL no fonte, ganha em funcionalidade (no seu caso, aproveitar a mesma Query para várias consultas), então acho q vale a pena trabalhar dessa maneira.
Abraços
Gostei + 0
08/07/2005
Lynx
Eu sei que na query da muito trabalho porque precisa criar muitas, query.
Mas a agilidade para trabalhar em equipe, tem uma maior chance de evitar erros, em atualização do programa utilizando em query, porque separa bem cada um de sua função.
Mas, o trabalho é 3 vezes maior desse modo.
Muito Obrigado, e aguardo mais opiniões. :lol:
Gostei + 0
08/07/2005
Rjun
Colocar o código no TQuery deixa o projeto mais limpo e facilita e muito a manutenção. Isso sem falar no uso de stored procedures que ajuda mais ainda.
Gostei + 0
09/07/2005
Beppe
Tbm acho que colocar a SQL em design-time(no .dfm) fica mais organizado.
OFF-TOPIC: A versão 3.0 do C3(Ômega) incluirá a sintaxe SQL na especificação da linguagem, que poderá ser embutida sem uso de qualquer componente de query. è perdido um pouco de controle, mas acho que permite fazer certas queries(aquelas só abrir e fechar) sem muita chateação.
Gostei + 0
10/07/2005
Ericksasse
Mas ainda acho que o máximo que você puder fazer via código ´na mão´, é mais confiável do que o que se faz visualmente, como ligar componentes, setar propriedades, etc.
Gostei + 0
11/07/2005
Orpolonio
Pensem nisso!!
Gostei + 0
11/07/2005
Ericksasse
É por esse motivo também que coloco o mínimo possível de lógica no banco, pois é muito mais fácil atualizar o aplicativo nos clientes, do que a estrutura do banco deles.
Gostei + 0
11/07/2005
Ivanh
Qdo vou usar a query faço isso:
SQLQuery1.SQL.Assign(Memo1.Lines);
Gostei + 0
11/07/2005
Beppe
Com um launcher, até concordo, no ´manual´, é mais fácil alterar uma tabela(pelo que entendi, seria só um registro em uma tabela) no servidor do que dezenas ou centenas de clientes.
Gostei + 0
11/07/2005
Ericksasse
Ah sim, eu uso launcher.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)