SQL Server 2014 x Firebird 3.0

23/03/2016

0

Eu gostaria de saber qual a perspectiva do firebird. Meu sistema atualmente é bem complexo em sql server porem na edição expressão. todos sabemos que isto existe limitações. Bom mas a questão é que eu soube que no Brasil o firebird é forte, mas e o resto do mundo? Como está atualmente o desenvolvimento de aplicações com este banco e na web ele está se tornando popular?

Migra para o Firebird, vale realmente a pena em relação ao SQL Server?

eu uso componentes ADO no delphi para fazer comunicação. Eu teria que trocar todas as sql. O componente eu consigo usar para o firebird 3.0 que vem ai pela frente? que drives eu preciso para que eu não mude todo o componente da aplicação?

Sei que terei um logo caminho pela frente se caso me decidir migrar. Vale realmente a pena isto? Ou é apenas uma febre aqui no Brasil e para pequenas aplicações. Meu ERP é muito grande. Levei 5 anos desenvolvendo a cada dia.
Guilherme Wiethaus

Guilherme Wiethaus

Responder

Post mais votado

23/03/2016

Tenho sistemas em Delphi com Firebird 2.5 e trabalho com PHP + SQL Server, minha opinião é bem simples!

O Firebird é um excelente SGBD para se trabalhar com aplicações Desktop em Rede, existem sistemas de ERP, PDV e etc rodando com ele, mas para WEB ainda não aposto nele.

Existem casos raros em que o .FDB corrompe e nem com reza brava para restaurar, estou curioso para ver a versão 3.0 que promete entre várias novidades bacanas uma que será um "auto_incremento" disfarçado.

Quanto ao SQL Server, sempre digo que as ferramentas que acompanham esse SGBD como SQL Agent, Índices Full Text e outros, deixam ele muito robusto.

Trabalhamos com 20 bases no SQL Server onde cada uma contém em torno de 100 tabelas, ou seja, 2000 tabelas foras Views, Procedures e etc., sem problemas além de possuir nativamente excelente ferramenta de backups (Full, Diferencial e Log) isso ajuda muito no momento de "crise".

Se está funcionando bem com SQL Server, não vejo motivos para mudar!

William

William
Responder

Mais Posts

18/07/2016

Guilherme Wiethaus

Muito obrigado companheiro, sei que deixei muito tempo esta questão aqui pendente. Mas a sua informação foi valiosa para eu tomar a decisão. Eu tenho um sistema que a anos venho desenvolvendo sobre banco de dados SQL Server. Vejo que mais adiante tenho o potencial de tornar este sistema um produto para o mercado me muito valor para ajudar as empresas a atingirem os seus objetivos e tornar as tarefas mais fáceis. A cosia que ainda tenho em mente é que pelo alto custo de um banco de dados como SQL Server isto não se tornaria muito oneroso as pequenas empresas? Sei que tem a versão Express, porem ela é limitada a 4Gb de informação. Eu estou construindo tudo na base do Express e uso tranquilamente. Até o momento já tenho mais de 300 tabelas, dezenas de regras de negócios em stored e functions e assim vai. Não deu mais que 40 Mb com um pouco de informação de testes nelas.

Migrar para Firebird apesar de ser open source, seria uma tarefa árdua para uma pessoa apenas que está querendo colocar mais adiante um sistema para o mercado. Sem contar que não apenas migrar o banco, mas dentro do código delphi teria que remodelar todas as sql's e componentes para firedac, FIB ou outro além do ADO (dbGo) que venho usando muito bem até hoje.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar