SQL Server consumindo 100% de processamento. Travou Geral

29/05/2015

0

Prezados,
É a primeira vez que coloco um POST no DEVMEDIA.
Na empresa tenho um SQL Server que nos ultimos 03 dias vem apresentando travamentos sempre no final do dia. Trava geral. Não consigo conectar no banco.
Não sei o que pode estar ocorrendo e nem por onde começar. Não sei se é alguma Query que algum usuário esta executando internamente ou externamente que consome totalmente a máquina.
Para que o sistema volte a rodar, nas 03 paradas tive que parar o serviço SQL e reiniciar o server.

SQL Server 2008 R2 (standard)
BD: 60GB
Servidor virtual em ambiente Citrix
Processador: 8 nucleos - Windows server 2008 R2
Memória: 10GB
J Agripino

J Agripino

Responder

Post mais votado

01/06/2015

A limitação de memória para o Sql Server NUNCA deve ser feita considerando a quantidade total de memória !

O ideal é testar valores entre 75% e 90% do total de memória disponível. Isso, considerando, que o server é dedicado exclusivamente ao Sql Server.

Existindo outros processos rodando na mesma máquina, a divisão deve ser feita proporcionalmente à carga de cada processo.

Sempre considerando um sobra de memória para os processos de cache e despejo de memória do S.O.

Marcos P

Marcos P
Responder

Mais Posts

29/05/2015

Mariana Carvalho

Olá Jamilton, tudo bem, espero que sim, apesar do problema.

Aqui você pode encontrar uma dicas sobre como descobri ou melhorar sua pesquisa sobre o assunto.

[url]http://sqldicas.com.br/dicas/analise-de-lentidao/[/url]
Responder

29/05/2015

Alan Mario

Verificou a quantidade de memoria para ele?

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/sql-server-lento/404181[/url]
Responder

30/05/2015

J Agripino

Valeu pessoal pelas dicas.
To estudando...
Observando os tópicos enviados, o meu caso ainda estou perdido, pois ocorreram repentinamente e perdi todas as conexões com o banco, sem condições de rodar qualquer consulta no momento em que o SQL subiu o processamento para o máximo. Depois que paro e levanto o serviço novamente tudo volta ao normal.
Responder

30/05/2015

Mariana Carvalho

Por favor nos retorne com alguma informação de solução ou de permanencia do problema, ok?
Responder

30/05/2015

Alan Mario

Precisando, estamos por aqui. Abraço.
Responder

30/05/2015

Alex Lekao

estranho, 10GB de memoria?

se nao estou enganado sao em paridades de 8GB, e para essa quantidade de nucleos vc poderia colocar bem mais memoria, acredito que essa qtd seja pouca.

embora que teria que ser analisado varias outras coisas.

aqui na empresa temos aproximadamente 180 estacoes utilizando sistema, se para cada estacao tivermos duas conexoes com o banco, teriamos mais de 360 conexoes, e nosso servidor eh Xeon 3.4(se nao me engano) com 4 nucleos e 32 GB de ram, e qdo executamos quarys muito pesadas, ja para e ninguem consegue utilizar, acredito que no seu caso seja algum processamento mesmo.

infelizmente nao conheco tao bem essa parte de performance para te ajudar, mas se nao estou enganado o proprio sql tem algumas ferramentas para ajudar nessa monitoria.
Responder

30/05/2015

Alan Mario

Alex, já que se referiu a quantidade de memoria e processador, tu conhece alguma fonte onde explica a quantidade maquinas acessando um banco/servidor para uma determinada quantidade de memoria + processador, se possivel.
Responder

30/05/2015

Alex Lekao

vixi.... rsrsr

ja me lembro de ter pesquisado a respeito, mas nao lembro onde foi, nao me lembro o que tinha de relacao.

se eu encontrar algo eu posto aqui.
Responder

30/05/2015

Alan Mario

Te agradeço, se achar eu tambem posso postar, valeu.
Responder

30/05/2015

Alex Lekao

blz.

abraco.
Responder

30/05/2015

Alan Mario

Alex, achei um conteudo, mas bem especifico do SQL Server, o que acha?

[url]https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms143432.aspx[/url]
Responder

01/06/2015

J Agripino

Pessoal,
Obrigado pelos posts.

Preciso descobrir o que leva o SQL a 100% de processamento.
Por enquanto tá fresquinho. Na semana passada travou por volta das 17h.
Processamento em 15, 20, 30%;
Como o servidor é virtualizado está alocado nele 10GB; O SQL aloca tudo pra ele. Na configuração do banco não está limitado a memória que ele pode alocar.
Na conjuntura atual não sei se seria interessante mexer.
Tem um job de backup full que roda ao meio dia. Rodou ok consumindo 30% do processador.

Por enquanto continuo estudando...
Coloquei um SQL Server Profiler com config. STANDARD para rodar salvando em um storage para acompanhar.
Se tiver alguma novidade aviso.
Responder

01/06/2015

Alan Mario

Não seria interessante mudar o horario do backup full? ou esse é o melhor?
Responder

01/06/2015

Marcos P

Jamilton,

Muita coisa pode levar o Sql Server a 100% de processamento.

Talvez, mais importante que entender a causa disso, é entender o porque ele não consegue voltar depois de uma situação dessas.

O Profiler é fundamental para você analisar o problema, se a causa estiver relacionada a execução de algo no banco.

Mas isso pode não ser suficiente !

Avalie a possibilidade de utilizar o Monitor de Recursos do próprio Windows, para verificar se você está tendo problemas relacionados à hardware ou ao sistema operacional.

Considere restringir a memória utilizada pelo Sql Server, pois isso, mesmo parecendo contraditório, poderá significar a possibilidade do sistema se recuperar de uma dessas situações de travamento ( embora possa representar uma queda na performance média do ambiente ).

Existe, também, a possibilidade de criar alertas no Windows Server, quando determinada configuração de um recurso chegar a um determinado valor.

Esse links, podem lhe ajudar :

[url:descricao=Monitor Resource Usage (System Monitor)]https://msdn.microsoft.com/en-us/ms191246.aspx[/url]
Know the Monitoring Tools and Resources Available in SQL Server 2008
Performance Analysis Using SQL Server 2008 Activity Monitor Tool
Responder

01/06/2015

Alan Mario

Marcos P, são varias formas de verificar o que pode está ocasionando, dos recursos que citou esse de limitar a quantidade de memoria é o que deve ser feito primeiramente, não podendo se igualar a quantidade de memoria da maquina, seja ela fisica ou virtual, talvez seja esse um dos motivos do travamento.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar