Sql Server Lento?

02/07/2011

0

Bom dia, Gente estou com um grande problema, a pessoa responsável pelo banco de dados deixou a empresa e caiu no meu colo esta função sendo que minha experiência com banco de dados era somente comando SQL e backups de bases de dados. Tenho vários usuários reclamando de lentidão em um ERP, gostaria de saber como avaliar se este problema é do banco de dados? (já peguei o sqlserver usando mais de 95% da memória, será que os 5% restante é suficiente para o Sistema operacional trabalhar...) Estou descrevendo como está o cenário do servidor e instalação do SQL Server.   Servidor: HD 500 GB  SATA Particionados: Unidade (C:)  161 GB Unidade (D:) 304 GB Processador Intel Xeon x3430 2.4 GHZ Memória 16 GB de RAM.Sistema operacional Windows Server 2008 64 Bits
  SQL Server: 2 Bases de Dados... 1º Base de um ERP com 10 GB Com aproximadamente 80 usuários, em horário de pico 50 simultaneamente   2º Base de Sistema Legado com 2 GB Com aproximadamente 20 usuários  em horário de pico 15 simultaneamente Todos se conectam com um único usuário e senha no banco de dados, exigência da aplicação.

Samir Francisco

Samir Francisco

Responder

Posts

10/07/2011

Marco Pinheiro

Olá Samir,   Pode começar verificando alguns pontos.   1) Existe alguma rotina de JOB sendo executada? Vc pode ver isso no SQL Agent. Pode ser que algum backup ou outra roina esteja sendo executada em um horário critico, causando a demora.   2) Manutenção da base. Verifique se está sendo feita periodicamente a indexação da base e atualização das estatisticas.   3) Tem algum momento do dia em que esta lentidão é notoria? ou é intermitente?   4) Este servidor é dedicado ao banco de dados ou é executado algum outro trabalho em paralelo?   Em principio é isso. Esta seria uma analise inicial do seu problema.   Fico no aguardo de seu posicionamento.   Att.,   Marco.
Responder

13/07/2011

Samir Francisco

1 - Jobs só fora do expediente ... Backup

2 - as bases não tinham manutenção periodica agendada, não sei se era feito manualmente, agendei as seguintes tarefas ( recriar indices, organizar indices, atualizar estatisticas) semanalmente não sei se é o suficiente...

3 - Começa apartir de um momento e não volta mais a ficar normal so depois de um boot na maquina.

4- servidor dedicado

obs:
Depois das manutenções a lentidão não voltou mais acontecer mais a quantidade de memoria usada continua usando mais de 95% da memória, isso é normal? o que tenho para fazer ? limitar memoria?

grato,
Samir.


Responder

13/07/2011

Marco Pinheiro

Se a lentidão melhorou já é um bom sinal.

Referente ao uso de memória estar elevado, o SQL quando da instalação, por padrão, aloca toda a memória da máquina para ele.

Referente a questão da memória, você pode limitar esta memória indo nas propriedades da instância / Memory / Campo: "Maximum server memory"

Porém pode ser que realmente o acesso ao SQL esteja ocorrendo em grande escala. Neste caso seria interessante averiguar isso, pois pode ser algum problema da aplicação.


Att.,

Marco.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar