Fórum SQLDataSet ou ClientDataSet #334655

13/12/2006

0

Pessoal estou trabalhando a pouco tempo profissionalmente com esses componentes de acesso a BD nativos do Delphi, pois antes trabalha com componentes proprietários, estou desenvolvendo uma aplicação servidora e gostaria de saber qual é a melhor alternativa, pois não tenho que exibir dados para o usuário, apenas fazer consultas ao banco, nesse caso vou obter melhor performance com o SQLDataSet? Sei que ele é unidirecional, não tem cache, mas como eu recupero os dados da consulta nele, como funciona isso por baixo dos panos, ele fica conectado ao banco enquanto eu estou recuperando os dados?
O commandtext é melhor usar no sqldataset ou no clientdataset?

Obrigado!!

Adam

Adam

Responder

13/12/2006

Catunda

Não sou um expert no assunto de clientdataset, mas tb estou passando todos os meus sitemas para essa tecnología.

No que entendi até agora pelas dicas e literaturas foi que a grande vantagem do clientdataset é a liberação do banco de dados logo apos a captura dos dados selecionados, ou seja, ele faz uma cópia dos dados e libera o banco.

Quanto a escolher entre clientdataset e sqldataset não tem sentido a pergunta, vc deve estar perguntando se é melhor usar o sqldataset ou o sqlquery, e eu costumo utilizar o sqldataset.

Para usar o clientdataset vc precisará liga-lo a um datasetprovider e o provider é que estará ligado ao sqldataset.

Quanto ao commandtext escreva-o no sqldataset e para criar as variaveis faça no clientdataset.

Quando vc ativar o clientdataset o sqldataset abrira automaticamente e fechara em seguida logo apos capturar os dados que por sua vez ficarão armazenados no clientdataset liberando o banco para os demais usuários.

Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

14/12/2006

Adam

Ajudou sim, no SQLDataSet dá para fazer todas as consultas ao banco sem o clientdataset, mas parece que ele prende a conexão.

Abraço!!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar