SQLITE - Consulta (Tela Perfil e Usuário Logado)

08/10/2018

0

Galera, estou com uma dificuldade aqui, eu estou construindo um app.
Consegui realizar a criação das tabelas no SQLite, porém surgiram duas dúvidas.

O app contém uma tela de Login, Cadastro e Perfil usuário.
- A tela de Login consegui realizar a validação, verificando se o e-mail e senha estão cadastrados no banco
- Cadastro consegui popular os dados do cadastro no banco
- Na tela Perfil, estaria apresentando todos os dados do usuário logado no momento. Ex: Telefone, email, nome e etc..
Porém nesta tela seria um conjunto de TextView e nele estaria vinculado os dados do banco.
Problema: Como verificar qual usuário que está logado no momento e c omo vincular os dados do banco no textView ?
Rodrigo Filho

Rodrigo Filho

Responder

Posts

01/12/2020

Stella Oliveira

- Problema: Como verificar qual usuário que está logado no momento e c omo vincular os dados do banco no textView ?

Bem, no front-end você pode fazer um validator através de token, por exemplo armazena um cache com o momento que ele autenticou na aplicação e quanto tempo seu token vai durar e ai expira.

Mas normalmente fazemos isso no back-end, o token tem um tempo de validade, e quando ele expira, ao bater em qualquer requisição no back-end ele fala que o usuário não está autorizado, considerando que o usuário estava autenticado a faz uma requisição nova e ele não está autorizado (retornando um 401 ou 403) é então entendido que o token do mesmo expirou e que ele tem que fazer login na aplicação novamente.

Quando usamos token, o front-end armazena o token em seu cache para sempre te-lo em mãos até que o usuário autentique de novo na aplicação.

O token também é usado para verificar se o usuário tem permissão de fazer determinada coisa no back-end, como ver informações de outros usuários entre'outras mais.

Espero ter ajudado,

Abraço !

Responder

18/12/2020

Ramboli

Galera, estou com uma dificuldade aqui, eu estou construindo um app.
Consegui realizar a criação das tabelas no SQLite, porém surgiram duas dúvidas.

O app contém uma tela de Login, Cadastro e Perfil usuário.
- A tela de Login consegui realizar a validação, verificando se o e-mail e senha estão cadastrados no banco
- Cadastro consegui popular os dados do cadastro no banco
- Na tela Perfil, estaria apresentando todos os dados do usuário logado no momento. Ex: Telefone, email, nome e etc..
Porém nesta tela seria um conjunto de TextView e nele estaria vinculado os dados do banco.
Problema: Como verificar qual usuário que está logado no momento e c omo vincular os dados do banco no textView ?


Olá, Sobre o usuário logado, é possivel fazer de algumas formas, eu utilizo assim
Crio uma Query em tempo de execução, e coloco sql.text um valor passando parametro USUARIO(dependendo do caso, tambem pode ser necessário passar por parametro algum campo chave vinculado(empresa, cpf... sei la skks)), o parametro sera alimentado pela query de usuario(no caso), de um F5 nessa linha e verifique se o code passado é o mesmo do logado

Você tambem pode criar uma propriedade e colocar o codigo do usuario nela, pra isso vc precisa de uma query no datamodule, e sempre que o login for efetuado com sucesso, ele salva o codigo na propriedade assim

property usu : largeint read Fusu write Fusu; // depois disso de um CTRL+SHIFT+C    (Criando a property)


// UTILIZANDO ELA

usu := dm.QueryUsuario.findfield('CODUSUARIO').aslargeint;


A dica 1 se encaixa nessa tambem

abraço, espero ter ajudado
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar