Fórum Stored Procedure #197355

27/11/2003

0

Olá colegas delphistas.

Tenho uma tabela com os seguintes campos: Codigo e Nome
Estou precisando criar uma stored procedure que verifique se o código que eu inseri já exista na tabela e que retorne uma mensagem avisando que já existe um registro com este cadastro. Só que eu não sei como fazer isso. Alguém pode me ajudar?

Obrigado

Ricardo Barbosa

Ricardo Barbosa

Responder

27/11/2003

Brunolspp

Fala Ricardo,

Para impedir a inclusão de registros repetidos numa coluna basta vc elege-la como chave primária ou usar um índice único nela, se ocorrer duplicação de registro, automaticamente gerará um erro.
Mas vamos lá, para criar esta procedure basta fazer com que ela receba como parametro o código que voce quer testar e tenha como parametro de resposta um inteiro. monte um comando que selecione da tabela o registro cujo código seja igual ao passado pr parametro e caso esta consulta retorne com o registro retorne 1 no parametro de saida, caso contrário retorne 0. Quando vc executar essa SP basta verificar o valor do parametro de saída, se retornou 1 é porque existe o código, se retornou 0 é pq não existe.

[]´s e nos vemos no TechWeekend

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar