Storedprocedure,triger,views ?

03/11/2005

0

Ola pessoal,sempre desenvolvir utilizando paradox e estou querendo migrar para bd relacionais, por mais que ja tenha lido sobre o assunto sempre tenho duvidas.

quais são os casos mais comuns que utilizarei Storedprocedure,triger,views?

quais beneficios isto me traria?

quais as dicas e componentes q vcs me indicariam?Delphi5 e Delphi7?
perfomece, qual BD seria melhor?

Desde ja obrigado pela ajuda? se vcs tiverem algum material sobre o assunto eu agradeço !


Darlan

Darlan

Responder

Posts

03/11/2005

Rafael Santana

amigo, eu utilizo triggers para inserir ID nas minhas tabelas, utilizo tb para atualizar saldo em outras tabelas. As triggers são disparadas nos seguintes eventos BEFORE INSERT, BEFORE UPDATE, BEFORE DELETE, AFTER INSERT, AFTER UPDATE, AFTER DELETE

vc tira coisas que deveriam ser feitas pelo delphi e joga pro BD fazer.

as procedures, podem ser executáveis ou não...eu utilizo para mudar o status de algum cliente, por exemplo. é ótimo.

Views, eu quase não uso, mas é muito mais fácil do que as storeds e trigger...

particularmente, eu utilizo o Delphi 7 e Firebird. Sem comparação o firebird, ele é o melhor....


Responder

03/11/2005

Adriano Santos

[quote:7503aec4e6=´rafael miguel santana´]amigo, eu utilizo triggers para inserir ID nas minhas tabelas, utilizo tb para atualizar saldo em outras tabelas. As triggers são disparadas nos seguintes eventos BEFORE INSERT, BEFORE UPDATE, BEFORE DELETE, AFTER INSERT, AFTER UPDATE, AFTER DELETE

vc tira coisas que deveriam ser feitas pelo delphi e joga pro BD fazer.

as procedures, podem ser executáveis ou não...eu utilizo para mudar o status de algum cliente, por exemplo. é ótimo.

Views, eu quase não uso, mas é muito mais fácil do que as storeds e trigger...

particularmente, eu utilizo o Delphi 7 e Firebird. Sem comparação o firebird, ele é o melhor....[/quote:7503aec4e6]


Só complementando e dando apoio ao que o [b:7503aec4e6]rafael miguel santana[/b:7503aec4e6] disse. Trabalhar com Triggers, StoredProcedures e Views é uma maravilha, só não aconselho se estiver programando para mais de um banco de dados. Algums podem não concordar comigo, mas acho que quando se programa para mais de um banco a coisa muda de figura.

Imagine-se criando um programa que pode ser configurado para usar Oracle, MSSQL ou FireBird. Alguns comandos sql são diferentes para os três bancos de dados, o que pode levá-lo a programar uma StoredProcedure para cada bd. Em uma empresa que eu trabalhava nós tínhamos, no código fonte do projeto, um atualizador de base de dados. O que ele fazia era comparar a base de dados do cliente com um script dentro do fonte e fazer a atualização: inclusão de campos, criação de SPs, criação de Triggers e etc. Bom, se o sistema utilizasse mais de um banco teria que programar muito mais.


Resumindo: Trabalhar com SQL é maravilhoso, só é mais trabalhoso em sistemas multibanco, acredito que não seja seu caso.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar