Strutura tabela plano de contas ?

09/05/2008

0

Pessoal gostaria de criar um plano de contas, vi algumas strutura de tabela na internet, mais nao sei qual usar e como proceder para gerar os codigos dos Subgrupos.
1. Pagamentos
1.1 - Pagamento Funcionarios
1.1.1 - Pagamento de Funcionarios da Empresa
1.1.1.1 Salario
1.1.1.2 13º Salario
1.1.1.3 Ferias
1.1.1.4 Horas Extras

Todos os grupo e subgrupos são cadastrado nessa mesma tabela ?
como faço para gerar esses código 1.1 / 1.1.1/1.1.1.2.
Obrigado a tds !


CODIGO VARCHAR(4) NOT NULL,
DESCRICAO VARCHAR(60) NOT NULL,
NIVEL VARCHAR(10) NOT NULL,
CONTA INTEGER


Essistemas

Essistemas

Responder

Posts

09/05/2008

Romulocpd

O caminho é este mesmo.

No meu sistema eu chamo de

CTA_CODIGO
CTA_DESCRICAO
CTA_ANALITICO_SINTETICO
CTA_NIVEL (nem precisava mas foi pra facilitar)
CTA_SUPERIOR

A conta SUPERIOR é justamente para fazer a hierarquia das contas, tem mistério não.


Responder

09/05/2008

Pestana_

tem uma outra forma de fazer, você cria tres tabelas chamadas de Grupo, SubGrupo e ClasseSubGrupo, ficando assim:

1 - A tabela Grupo é responsável pelo o armazenamento dos grupos de contas, ou seja, o primeiro nível da hierarquia. ex.: despesas, receitas...

2 - A tabela SubGrupo é responsável pelo o armazenamento dos subGrupo do grupos de contas, ou seja, o segundo nível da hierarquia. ex.: despesas com salários e encargos, imóvel, veiculos...

3 - A tabela ClasseSubGrupo é responsável pelo o armazenamento das classes do subGrupo de contas, ou seja, o terceiro nível da hierarquia. ex: salarios e ordenados, pro-labore, horas extras...

você tambem pode construir uma quarta tabela que seria o nível 4 (subClasses de Conta).


flw.


Responder

09/05/2008

Romulocpd

Acho que desta forma não funciona pois na empresa que trabalho temos 9 níveis,e não podemos ficar alterando o sistema nem tabelas para novos níveis. Com esquema de hierarquia não temos este problema.


Responder

09/05/2008

Essistemas

Vamos dizer que faço assim vamos intender os campos
CTA_CODIGO esse campo é auto incremento ?

CTA_DESCRICAO

CTA_ANALITICO_SINTETICO esse campo carregaria oque ?

CTA_NIVEL (nem precisava mas foi pra facilitar) esse nivel seria pra dizer de nil vel é o plano isso

CTA_SUPERIOR esse aqui serveria pra que ?

e em qual desses campos carregaria os códigos dos subgrupos ?
qual a regra para gerar, e como gerar os códigos dos subgrupos ?
Muito Obrigado pela atenção de Todos !


Responder

10/05/2008

Pestana_

Acho que desta forma não funciona pois na empresa que trabalho temos 9 níveis,e não podemos ficar alterando o sistema nem tabelas para novos níveis. Com esquema de hierarquia não temos este problema.


então, como é que funciona seu plano de contas?

Agradeço!


Responder

10/03/2017

Rene Lambrecht

O caminho é este mesmo.

No meu sistema eu chamo de

CTA_CODIGO
CTA_DESCRICAO
CTA_ANALITICO_SINTETICO
CTA_NIVEL (nem precisava mas foi pra facilitar)
CTA_SUPERIOR

A conta SUPERIOR é justamente para fazer a hierarquia das contas, tem mistério não.




Você também precisa de um campo para D(debito ou C(credito)
Responder

28/03/2018

Flavio França

Não tenho tal sistema, mas já vi muitos, mas gosto de trabalhar em sistemas de gerenciamento, o que faria:
você tem nove níveis, primeiro agruparia em minha mente nível a nível e dividiria a quantidade máxima de cada um, exemplificando, você tem as contas básica: ativo, passivo, receita, despesa, resultado, etc, você vê que no máximo serão 9 contas, com isso estipule 9 pra o primeiro grau, segundo seus subgrupos, quantas contas no máximo, digamos, 99, então já fica 9 99 e assim vai, agora veja se os lançamentos na sua empresa somente é feita nas contas de grau nove, se são é por que elas são analíticas, segue a definição: As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais no maior grau de detalhamento, se sempre for no grau nove não precisa sabe se são sintéticas ou analíticas, no meu entender e tendo o último grau como de lançamento, seria:
id
conta
contaResumida (com menos caracteres pra uma economia no espaço de sua tabela)
nome
contaSinteticaSuperior (que é a conta sintética na qual iremos acumular os saldos e uma conta sintética joga pra outra até chegar no menor grau)

isso seria o plano de conta, agora podem ter outras tabelas depende somente da amplitude do seu sistema.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar