REVELAR

Fórum Substituir Java no Android? #519372

10/05/2015

0

Acho que não será em todos os Apps mas já algo a merecer nossa atenção! Dissertem!

[url]http://info.abril.com.br/noticias/ti/2015/05/iniciativa-do-google-linguagem-dart-quer-acelerar-os-apps-no-android-e-substituir-o-java.shtml[/url]
Italo Junior

Italo Junior

Responder

Post mais votado

12/05/2015

Antes de mais nada é bom saber que a Oracle processou ou esta processando o Google por causa do uso do Java, pois afinal a Oracle é dona do Java e se quiser cobrar por ela pode. Então por causa de problemas como este o Google esta procurando uma forma de garantir a independência.

Não existe um movimento para substituir o Java e extirpá-lo vai depender do desenvolvedores abraçar a nova tecnologia e concluir que vale a pena investir tempo e esforço para absorver uma nova tecnologia. A Apple lançou o Swift que esta sendo bem aceito e possivelmente tem potencial para desbancar o Objective-C.

O Dart é um projeto antigo que tem como finalidade melhorar a performance sofrível da apps no Android. Mesmo o todo poderoso Java ainda engasga em alguns casos e a proposta do Dart e rodar apps a 120 fps, mesmo que hoje no Smartfones não possuam tecnologia para entregar mais do que 60 fps. Baseado na web, alguns dizem que o "JavaScriptão" do Google, o que permite ser laico, roda independente do sistema operacional. Hoje tem um ponto fraquíssimo pois necessita esta conectado a web para rodar.

Acredito que estão dando um maior divulgação por causa do projeto Astoria da Microsoft que facilitará muito portar apps IOS e Android para o Windows Phone. E existe também a Xamarin que permite criar apps em C# e portá-la para qualquer sistema. E mesmo o PhoneGap baseado em JavaScritp/HTML 5 e CSS.

Tenho um amigo meu que só consegui aprender a programar em Pick system (sei que ninguém sabe o que é, mas existiu, existe e continua uma bosta) e defende que é a melhor solução. Sendo que mesmo quando esta tecnologia era boa já era ruim. Então vejo alguns evangelista Java exarcebados com qualquer notícia sobre o Java. Java é ótimo e terá vida longa e exitosa, até o Cobol esta firme e forte, só que vão aparecer outras tecnologias o que é normal.

Acredito que quanto mais facilidades para desenvolver melhor. Principlamente soluções laicas que rodam em qualquer sistema operacional sem mimi. E para quem realmente sabe programar e não ficar copiando exemplos da net, não tem o menor problema pois em pouco tempo vai dominar a nova tecnologia. Programadores precisam de lógica, disposição e criatividade a linguagem usada é apenas uma ferramenta.

Jothaz

Jothaz
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

10/05/2015

Eduardo Pessoa

Interessante a iniciativa, mas será que essa nova linguagem irá realmente substituir em todos os aspectos?
Responder

Gostei + 0

10/05/2015

Italo Junior

Interessante a iniciativa, mas será que essa nova linguagem irá realmente substituir em todos os aspectos?

Se essa linguagem evoluir, sim! Tudo é possivel.
Responder

Gostei + 0

10/05/2015

Janaina Mendes

Acho que isso deve demorar um pouco, como o desenvolvimento de apps é algo "recente" talvez não seja tão impactante.
Responder

Gostei + 0

10/05/2015

Italo Junior

Está se referindo a mudança de linguagem ser impactante?
Responder

Gostei + 0

11/05/2015

Aldair Gomes

Interessante, porém é muito estranho, Google desenvolve uma IDE propria pra Android especifica para o Java que é o Android Studio e desenvolve tbm uma linguagem nova para os apps Android?

estranho né?

pode ser que substitua, porém deve demorar algum tempo, não acharia uma boa iniciativa, vai ficar igual a ao iOS.

Coitado de nós desenvolvedores, Swift, Java, .NET, Dart. todas as plataformas com linguagens diferentes. :(
Responder

Gostei + 0

11/05/2015

Italo Junior

Pode mais algum lançamento entre os outros já postados aqui no no forum, que nem lembro mais, deve demorar.
Responder

Gostei + 0

12/05/2015

Janaina Mendes

Pode mais algum lançamento entre os outros já postados aqui no no forum, que nem lembro mais, deve demorar.

Não lembro bem, mas acho que a propria google iria lançar uma linguagem.
Responder

Gostei + 0

12/05/2015

Aldair Gomes

concordo Jothaz, mas particularmente, não vejo o projeto da Microsoft como vantagem, prefiro desenvolver nativamente, Apesar do PhoneGap ser uma solução pra muitos desenvolvedores, ainda é muito lento, mesmo sendo em html5, js, css. Em delphi também se desenvolve para iOS e Android, mas acontece a mesma situação.

Vamos ver se o projeto da Microsoft vai ter estes problemas também. é possível que sim.

att.
Responder

Gostei + 0

12/05/2015

Jothaz

concordo Jothaz, mas particularmente, não vejo o projeto da Microsoft como vantagem, prefiro desenvolver nativamente, Apesar do PhoneGap ser uma solução pra muitos desenvolvedores, ainda é muito lento, mesmo sendo em html5, js, css. Em delphi também se desenvolve para iOS e Android, mas acontece a mesma situação.

Vamos ver se o projeto da Microsoft vai ter estes problemas também. é possível que sim.

att.

Infelizmente não tenho conhecimento tecnico suficiente sobre o projeto da Microsoft para afirmar se é vantajoso ou não.
Pelo que entendi vão ser disponibilizados novos kits para desenvolvedores onde amantes do robozinho poderá utilizar códigos em C++ e Java e seduzidos pela maçã o Objetive-C.
Assim será permitido uma adaptação com o menor esforço possível no caso de aplicativos que utilizam APIs nativas da Microsoft.
Além disso os novos kits devem facilitar a integração dos apps com recursos do próprio Windows 10, como a Cortana.
Claro que a Mircrosoft vai isponibilizar um kit equivalente para sua plataforma.

Informaçôes com quem criou a bagaça aqui.

Eu também não gosto de nada "engasgando" gosto de ver a parada rodando liso, mas acho que isso incomomda mais os profissionais de TI. Para o grande público que é a maioria dos comsumidores não faz muita diferença.

E com o crescimento absurdo dos poder de processamento (já existem octa cores) do smartphones acho que mesmo app criadas em linguagens não nativa vão rodar como um avião.

Usei o Blend da Microsoft para criar apps em C# e distribuir para Android e IOS, achei muito bom e não vi um perda de performance tão notável assim. É muito comodo escrever apps na linguagem que você sente mais facilidade seja ela qual for.
Responder

Gostei + 0

12/05/2015

Italo Junior

Resumindo, as empresas no geral querem se desligar do Java? Mas pelo visto está complicado criar soluções concretas para situações, é essa a ideia?
Responder

Gostei + 0

12/05/2015

Aldair Gomes

veremos quando se iniciar, ainda sim prefiro no momento aprender as linguagens nativas de cada plataforma. Mas claro que vou estar acompanhando esta transição sempre.

Italo, desligar do Java, não sei, a comunidade é forte, a linguagem é ótima... dificil dizer isso...
Responder

Gostei + 0

12/05/2015

Jothaz

Resumindo, as empresas no geral querem se desligar do Java? Mas pelo visto está complicado criar soluções concretas para situações, é essa a ideia?

A ideia da Microsoft e "bombar" a loja dela com apps independente da linguagem que foi criada. E claro vai criar o oposto suas apps rodas em qualquer sistema.

O Google quer melhorar a performance dos apss e de quebra não ficar dependente do Java, afinal esta ou esteve em guerra com a Oracle justamente por causa do Java.

Já é realidade apps laicas veja os links que postei anteriormente, existe o mimi da performance, mas não é nada que impeça o uso.

O Java vai morrer claro que não! Existem tecnologias bem piores que o Java e estão ai, o Clipper que é jurássico ainda é usado.

O que vai existir são outras opções, o que é ótimo, para desenvolver apps.

Para quem sabe programar só tem a ganhar, vai usar a ferramenta de acordo com o cenário, para quem não programa nem Java direito e não tem disposição para aprender outra linguagem vai complicar.

No final o mercado é que vai definir que vai ser mais utilizado, mas ninguém vai morrer e acho que os desenvolvedores só tem a ganhar.

Só como exemplo uma da tecnologias mais "duca", intrigante e instigante é o Ruby, mas poucos usam.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar