Fórum Substituir Java no Android? #519372
10/05/2015
0
[url]http://info.abril.com.br/noticias/ti/2015/05/iniciativa-do-google-linguagem-dart-quer-acelerar-os-apps-no-android-e-substituir-o-java.shtml[/url]
Italo Junior
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
12/05/2015
Não existe um movimento para substituir o Java e extirpá-lo vai depender do desenvolvedores abraçar a nova tecnologia e concluir que vale a pena investir tempo e esforço para absorver uma nova tecnologia. A Apple lançou o Swift que esta sendo bem aceito e possivelmente tem potencial para desbancar o Objective-C.
O Dart é um projeto antigo que tem como finalidade melhorar a performance sofrível da apps no Android. Mesmo o todo poderoso Java ainda engasga em alguns casos e a proposta do Dart e rodar apps a 120 fps, mesmo que hoje no Smartfones não possuam tecnologia para entregar mais do que 60 fps. Baseado na web, alguns dizem que o "JavaScriptão" do Google, o que permite ser laico, roda independente do sistema operacional. Hoje tem um ponto fraquíssimo pois necessita esta conectado a web para rodar.
Acredito que estão dando um maior divulgação por causa do projeto Astoria da Microsoft que facilitará muito portar apps IOS e Android para o Windows Phone. E existe também a Xamarin que permite criar apps em C# e portá-la para qualquer sistema. E mesmo o PhoneGap baseado em JavaScritp/HTML 5 e CSS.
Tenho um amigo meu que só consegui aprender a programar em Pick system (sei que ninguém sabe o que é, mas existiu, existe e continua uma bosta) e defende que é a melhor solução. Sendo que mesmo quando esta tecnologia era boa já era ruim. Então vejo alguns evangelista Java exarcebados com qualquer notícia sobre o Java. Java é ótimo e terá vida longa e exitosa, até o Cobol esta firme e forte, só que vão aparecer outras tecnologias o que é normal.
Acredito que quanto mais facilidades para desenvolver melhor. Principlamente soluções laicas que rodam em qualquer sistema operacional sem mimi. E para quem realmente sabe programar e não ficar copiando exemplos da net, não tem o menor problema pois em pouco tempo vai dominar a nova tecnologia. Programadores precisam de lógica, disposição e criatividade a linguagem usada é apenas uma ferramenta.
Jothaz
Gostei + 1
Mais Posts
10/05/2015
Eduardo Pessoa
Gostei + 0
10/05/2015
Italo Junior
Se essa linguagem evoluir, sim! Tudo é possivel.
Gostei + 0
10/05/2015
Janaina Mendes
Gostei + 0
10/05/2015
Italo Junior
Gostei + 0
11/05/2015
Aldair Gomes
estranho né?
pode ser que substitua, porém deve demorar algum tempo, não acharia uma boa iniciativa, vai ficar igual a ao iOS.
Coitado de nós desenvolvedores, Swift, Java, .NET, Dart. todas as plataformas com linguagens diferentes. :(
Gostei + 0
11/05/2015
Italo Junior
Gostei + 0
12/05/2015
Janaina Mendes
Não lembro bem, mas acho que a propria google iria lançar uma linguagem.
Gostei + 0
12/05/2015
Aldair Gomes
Vamos ver se o projeto da Microsoft vai ter estes problemas também. é possível que sim.
att.
Gostei + 0
12/05/2015
Jothaz
Vamos ver se o projeto da Microsoft vai ter estes problemas também. é possível que sim.
att.
Infelizmente não tenho conhecimento tecnico suficiente sobre o projeto da Microsoft para afirmar se é vantajoso ou não.
Pelo que entendi vão ser disponibilizados novos kits para desenvolvedores onde amantes do robozinho poderá utilizar códigos em C++ e Java e seduzidos pela maçã o Objetive-C.
Assim será permitido uma adaptação com o menor esforço possível no caso de aplicativos que utilizam APIs nativas da Microsoft.
Além disso os novos kits devem facilitar a integração dos apps com recursos do próprio Windows 10, como a Cortana.
Claro que a Mircrosoft vai isponibilizar um kit equivalente para sua plataforma.
Informaçôes com quem criou a bagaça aqui.
Eu também não gosto de nada "engasgando" gosto de ver a parada rodando liso, mas acho que isso incomomda mais os profissionais de TI. Para o grande público que é a maioria dos comsumidores não faz muita diferença.
E com o crescimento absurdo dos poder de processamento (já existem octa cores) do smartphones acho que mesmo app criadas em linguagens não nativa vão rodar como um avião.
Usei o Blend da Microsoft para criar apps em C# e distribuir para Android e IOS, achei muito bom e não vi um perda de performance tão notável assim. É muito comodo escrever apps na linguagem que você sente mais facilidade seja ela qual for.
Gostei + 0
12/05/2015
Italo Junior
Gostei + 0
12/05/2015
Aldair Gomes
Italo, desligar do Java, não sei, a comunidade é forte, a linguagem é ótima... dificil dizer isso...
Gostei + 0
12/05/2015
Jothaz
A ideia da Microsoft e "bombar" a loja dela com apps independente da linguagem que foi criada. E claro vai criar o oposto suas apps rodas em qualquer sistema.
O Google quer melhorar a performance dos apss e de quebra não ficar dependente do Java, afinal esta ou esteve em guerra com a Oracle justamente por causa do Java.
Já é realidade apps laicas veja os links que postei anteriormente, existe o mimi da performance, mas não é nada que impeça o uso.
O Java vai morrer claro que não! Existem tecnologias bem piores que o Java e estão ai, o Clipper que é jurássico ainda é usado.
O que vai existir são outras opções, o que é ótimo, para desenvolver apps.
Para quem sabe programar só tem a ganhar, vai usar a ferramenta de acordo com o cenário, para quem não programa nem Java direito e não tem disposição para aprender outra linguagem vai complicar.
No final o mercado é que vai definir que vai ser mais utilizado, mas ninguém vai morrer e acho que os desenvolvedores só tem a ganhar.
Só como exemplo uma da tecnologias mais "duca", intrigante e instigante é o Ruby, mas poucos usam.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)