Fórum Substituir StringGrid #392991

23/12/2010

0

Bom dia,   Estou criando um form onde eu consigo alterar os valores e fazer cálculo "em tempo real". Para isso, estou usando StringGrid. Porém, para conectar este componente ao banco, dá muito trabalho, e agora que chegou a hora de fazer o form de alteração, pecebi que o molho está ficando mais caro que o peixe. Existe alguma forma fácil de conectar a StringGrid ao banco? ou talvez devo usar algum outro componente que substitua a StringGrid?   Fico no aguardo,
Eder Pardeiro

Eder Pardeiro

Responder

11/01/2011

Rubem Rocha

Se eu fosse você, investiria algum tempo tentando usar ClientDataSet para efetuar esses cálculos. Explique melhor, com mais detalhes, como é feito esse cálculo. De repente, usando ClientDataSet e eventos do mesmo, esse problema pode ser mais suavemente resolvido. Sds., Rubem Rocha
Manaus, AM
Responder

Gostei + 0

12/01/2011

Wilson Junior

Conforme o colega disse anteriormente, utilize ClientDataSet, mas faltou dizer para substituir o seu StringGrid pelo DBGrid.

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Rodrigo Santos

Amigo, bom dia!

Acredito que, se você está usando stringGrid é porque não conhece ainda ou não quer utilizar o DBGrid.

Bem, o DBGRid é a versão DB do stringGrid e pode facilmente ser conectado ao banco de dados através da propriedade dataSource.

Ex: Coloque no form um DBGrid, coloque um clientDataSet e um DataSource da paleta DataAccess. Ligue a propriedade dataSet do dataSource ao ClientDataSet e a propriedade DataSet do DBgrid ao DataSource. Bem, se você for utilizar banco de dados firebird pode fazer a conexão com o banco através de um sqlConnection, sqlQuery ou sqlDataSet e um DataSetProvider mas, isso seria assunto pra outro tópico aqui no fórum.

Esta é a forma "fácil" do delphi pra fazer as coisas. Se você quer dar uma sofisticada na sua aplicação e apenas apresentar os dados ao usuário, uma opção muito bacana é o componente TListView da paleta Win32.
Pesquise sobre o componente aqui no fórum e nos artigos que você irá encontrar muita coisa bacana.

Espero ter ajudado, sds.
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Eder Pardeiro

Bom dia pess
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Eder Pardeiro

Bom dia pess
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Eder Pardeiro

Bom dia pessoal,   Mas o que eu preciso na verdade é fazer cálculos no próprio "DBGrid", por exemplo, antes de gravar os dados. Como se fosse um pedido...   Ele lista os ítens:   Produto Valor Quantidade Total xyz R$ 3,80 5 R$ 19,00     Depois enquanto eu digito a quantidade ele já calcula o total e mostra em um DBEdit o valor total do pedido...
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Francisco Sena

Crie um campo calculado e coloque dentro do dbgrid, ele já faz a multiplicação e coloca o valor automaticamente no campo setado...
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Francisco Sena

Crie um campo calculado e coloque dentro do dbgrid, ele já faz a multiplicação e coloca o valor automaticamente no campo setado...
Responder

Gostei + 0

14/01/2011

Eder Pardeiro

Desculpe pela ignorância... mas, o que é um "campo calculado" e como colocá-lo dentro de um DBGrid???
Responder

Gostei + 0

16/01/2011

Wilerson Shiroma

Bom dia amigo nesse link tem um exemplo de como criar campos calculados no clientdataset...   https://www.devmedia.com.br/articles/post-440-Curso-de-dbExpress-e-DataSnap-ParteIX.html   espero ter ajudado...
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar