Fórum Sugestão de uma Rotina para Integrar o Contas a Receber atraves do Delphi #7784

20/07/2009

0

Olá, tdo na paz?!!!

Preciso de uma sugestão de vocês, eu gostaria de implementar uma rotina para integrar o contas a receber atraves do delphi, eu estava fazendo tudo pelo banco de dados via procedure e trigger´s, porem, até por sugestão de vc´s, quero fazer tudo pelo delphi, porem não tenho idéia de como fazer, rodo um select e mando dar insert?

Abraços,

Rogério.
Rogério Nascimento

Rogério Nascimento

Responder

22/07/2009

Wesley Yamazack

Fala meu amigo,
  To com o chamado.
  Vamos lá.
  Como funciona hoje teu sistema ? Como assim tudo via procedure e Trigger ? pra executar a procedure tu tem que ter parametros, certo? Quando e como você informa estes parametros ? Ao meu ver você opderia fazer o seguinte.
  Desenvolver uma tela com os dados.
  Conta
  Valor
  Data Vencimento
  Juros
  Etc.
  E na tela, você fazer os inserts, e jogar para sua tabela.
  Outra coisa, existem situaçãoes que procedures, e triggers, são inevitáveis, ainda mais com relação a performance do bd, quando não, faz pela tua aplicação.
  Blz meu amigo ? Me explica um pouco mais do teu contas a pagar, para poder te ajudar.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

22/07/2009

Rogério Nascimento

Fala ai mestre dos magos hahahah, eu sabia q seria tu que iria me ajudar...   Estou um pouco perdido em relação ao o que deve ser feito pra ficar melhor pelo delphi e onde eu devo realmente fazer pelo banco, eu tenho as tabelas prontas e tenho uma procedure q gera as parcelas, vou te mandar a noite para vc ter uma idéia e me sugerir o q devo fazer.   Em resumo, como eu fiz as tabelas do banco tendo como base padronização em algumas situações, eu fiz uma procedure com Statment e nela eu passo a tabela q eu desejo inserir as parcelas, os valores de vendas e tal, mas não sei se seria correto chamar ela em uma trigger no banco ou chamar ela pelo delphi, ou até mesmo fazer toda rotina dentro do delphi, te mando a noite o material e depois q vc analisar a gente troca uma´idéia.   Abraços,   Rogério     Uma pergunta, vc ministra aulas pelo msn ou algo assim ?, estou precisando trocar uma idéia para tirar umas duvidas, nada demorado, se sim, qto vc cobra?
Responder

Gostei + 0

22/07/2009

Devmedia

Rogério,
as conversas entre consultor e cliente devem ser trocadas exclusivamente por esse canal. O consultor não pode trocar informações por outros emails. Isso é uma forma de segurança para vc e para nós, ok.
Responder

Gostei + 0

24/07/2009

Wesley Yamazack

Olá meu amigo, to aqui pra te cobrar, hein ! Você ta me enrolando,rsrs.  To brincando !!
  To no aguardo meu amigo, pra te ajudar no que precisar, me manda tuas duvidas ou o projeto.

Fico no aguardo.

Att,

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

24/07/2009

Rogério Nascimento

Fala ai irmão, tudo na paz?!!!!

Fiquei sem net estes dias, montei um banco simples e estou fazendo a procedure para gerar os prazos para vc me ajudar, amanhã sem falta eu posto os fontes pra vc ;) .....pq hoje não da não, hoje é dia de cerveja hahahaha

Abraços !!!!
Responder

Gostei + 0

25/07/2009

Wesley Yamazack

Blz meu amigo,
  Boa diversão pra ti.  Bom FDS.

Forte abraço.

Wesley  Y
Responder

Gostei + 0

26/07/2009

Rogério Nascimento

Fala ai meu brother, tudo na paz?!!!

Aproveitei o domingão pra fazer o esquema, postei no hd virtual, segue o link

http://video.devmedia.com.br/discovirtual/211600/Exemplos.rar

Agora vamos lá, pra exemplificar e ficar mais facil, eu fiz um mini projeto básico no Delphi 7 com Firebird 2.1, se vc  extrair no c:\ acredito q vc não precisará modificar nada no endereço de conexão do banco de dados, estou usando o DBExpress com o Drive do Interbase.

Eu fiz algumas telas básicas para exemplificar e testar a procedure que calcula o prazo para inserir no banco, então vc encontrará os Menus:

Cadastros com as opções  (Clientes, Produtos, Tipos de Documento e Prazo Pagamento);

Movimentações com as opções (Vendas e Contas a Receber);

No banco de dados as tabelas envolvidas são

==> Clientes, Produtos, TiposDocumento, Prazos, Vendas, VendasItens e CReceber;

A procedure no Banco de Dados chama-se SP_GERAPARCELAS;

Se vc inserir uma venda, salvar a master, inserir os itens da venda e depois salvar a master, vc verá que ja será gerado parcelas no contas a receber, eu coloquei uma trigger no banco de dados, na tabela Vendas, na opção After Insert e After Update que chama a procedure que gera estas parcelas.

Vou aproveitar a deixa :D e explorar os seus conhecimentos :D

1) Eu fiz algumas vendas, qdo eu tento exlcuir, não deixa, diz que tem detalhe na master e não pode excluir, o que pode ser?;

2) Como seria a forma correta para gerar os vencimentos, seria utilizando esta procedure e chamando ela pelo Delphi? ou Chamando ela pelo Banco como eu fiz? ou Seria fazer todos os comandos em uma unit no Delphi?

"Pela trigger eu ja conheço os incovenientes que acontece qdo é preciso fazer uma manutenção nas tabelas, tem que ficar desativando triggers e depois ativas, etc, se precisa inserir um campo novo na tabela e passar default para os registros antigos, tem q parar todas as triggers, etc";

3) No itens da Venda (Grid), conforme eu digito a quantidade e o vr unitario, como eu faço para calcular o total automaticamente e isto ser passado para o banco?;

4) Conforme totaliza o valor do itens, como eu faço para ja ir somando e acumulando valor na Master (Valor Total da Venda)?;

heheheh, espero não ter abusado.

Abraços e boa semana !!!

Rogério Nascimento.

Responder

Gostei + 0

27/07/2009

Wesley Yamazack

Fala meu amigo,
  Vamos lá.
  Vou pedir primeiro que você abra outro chamado, com estes problemas que você me listou.

1) Eu fiz algumas vendas, qdo eu tento exlcuir, não deixa, diz que tem detalhe na master e não pode excluir, o que pode ser?;

2) Como seria a forma correta para gerar os vencimentos, seria utilizando esta procedure e chamando ela pelo Delphi? ou Chamando ela pelo Banco como eu fiz? ou Seria fazer todos os comandos em uma unit no Delphi?

3) No itens da Venda (Grid), conforme eu digito a quantidade e o vr unitario, como eu faço para calcular o total automaticamente e isto ser passado para o banco?;

4) Conforme totaliza o valor do itens, como eu faço para ja ir somando e acumulando valor na Master (Valor Total da Venda)?;

Uma coisa é certa, quem define o que é melhor é você,rsrs. Como eu te falei no outro post, tudo pelo banco não esta errado, o problema é, se um dia você for mudar de banco, já era, vai ter que refazer tudo, agora senão, pode fazer assim mesmo.
   Se for fazer pelo Delphi, não tem mistério, é só você botar uma interface, pro usuário, fazer o que o teu banco de dados faz, só isso, a mesma coisa que o bd faz, o usuário vai fazer, so que de forma manual. Sacou ?

Faz isso, analisa o que é melhor para você, e abre outro chamado, pedindo pra ser respondido por mim.
   Algo mais meu caro amigo ? O que falta pra matarmos este chamado aqui ?

Abraço,

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

27/07/2009

Rogério Nascimento

Combinado, ja estou abrindo !!!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar