Sun Java Studio Creator x Visual Studio .NET

28/01/2004

0

[size=18:de2a92b910]Sun Java Studio Creator – IDE de nova geração da Sun para desenvolvimento Java[/size:de2a92b910]

A Sun está desenvolvendo uma nova ferramenta para desenvolvimento de aplicações Java chamada Sun Java Studio Creator, anteriormente denominado Projeto Rave. O esforço da Sun está em unir o poder da Plataforma Java com um modelo de desenvolvimento simplificado.

Enquanto a Sun sempre teve foco em tornar a tecnologia Java mais robusta, o Java Studio Creator demonstra que a Sun está ouvindo os pedidos dos desenvolvedores por uma ferramenta produtiva para desenvolvimento de aplicações Java.

O Java Studio Creator representa uma solução de desenvolvimento baseada em padrões Java e J2EE. A ferramenta tem como principal objetivo facilitar o desenvolvimento rápido de aplicações (RAD - Rapid Application Development) utilizando os benefícios da programação Java de escrever uma vez e executar em qualquer lugar (´Write Once, Run Anywhere´). Para isto, ele inclui um grande número de características que focam especificamente na habilidade dos desenvolvedores programarem e distribuírem eficientemente e rapidamente aplicações com prazos críticos. A produtividade no desenvolvimento da interface com o usuário (UI - User Interface) e da infra-estrutura de componentes pode ser melhorada com o uso de operações de ´drag-and-drop´, possibilitando o desenvolvimento rápido desde o protótipo ate a aplicação final.

A tecnologia JavaServer Faces (JSF) é utilizada para simplificar a codificação, fornecendo manipuladores de eventos bem definidos para incorporar o acesso a componentes com regras de negócios, sem requerer dos desenvolvedores o gerenciamento de detalhes como transações, persistência e outras complexidades. Usando JSF, o Java Studio Creator suporta a arquitetura de aplicações Web como definido no J2EE BluePrints: frameworks Model-View-Controller (MVC) que fornecem acesso a bancos de dados e XML Web Services por trás de interfaces com o usuário baseadas em padrão HTML.

Baseado em um grande número de padrões desenvolvidos e suportados pelo Java Community Process (JCP), com amplo apoio da indústria de software, os códigos gerados automaticamente pelo Java Studio Creator no desenvolvimento de aplicações Web podem ser distribuídos para servidores de aplicações que obedecem aos padrões J2EE. Os padrões de API J2EE para aplicações Web desenvolvidos com o Java Studio Creator incluem:
- Java Servlets
- JavaServer Pages (JSP)
- JavaServer Faces (JSF)
- JDBC
- Java Naming and Directory Interface (JNDI)
- Java Message Service (JMS)
- Java Transaction API (JTA)
- Java Activation Framework (JAF)
- Java Mail
- Java RMI-IIOP

A competição travada entre as plataformas Java e .NET tem sido muito benéfica para as duas comunidades. Pode-se constatar que muitas das características do novo IDE da Sun são claramente baseadas no IDE do Microsoft Visual Studio .NET 2002/2003, assim como muitas das características da próxima versão do Visual Studio .NET (´Whidbey´) são baseadas em características atuais do IDE do Eclipse e de vários de seus plugins.

Seguem comentários de algumas funcionalidades do IDE do Sun Java Studio Creator e os recursos similares do Microsoft Visual Studio .NET 2002/2003 (VS.NET 2002/2003).

- Welcome (Start Page no VS.NET 2002/2003): página default de entrada do IDE com um histórico dos últimos projetos abertos, botões para criação de novos projetos e abertura de projetos existentes e mais uma série de recursos online, como acesso a recursos para desenvolvedores no site da Sun Microsystems.

- Server Navigator (Server Explorer no VS.NET 2002/2003): console de gerenciamento do servidor. O Server Navigator pode ser usado para acessar funcionalidades de servidores variados e abrir conexões com servidores de bancos de dados para explorar os objetos de seus bancos de dados.

- Palette (Toolbox no VS.NET 2002/2003): apresenta uma variedade de itens para o uso em projetos de aplicações Java. Os tabs e itens disponíveis na paleta mudam, dependendo do tipo de projeto usado e do contexto atual dentro do IDE. Os itens disponíveis podem incluir JSF Components (Web Forms no VS.NET 2002/2003), HTML Components (HTML no VS.NET 2002/2003), Database (Data no VS.NET 2002/2003), dentre outros.

- Property Sheet (Properties no VS.NET 2002/2003): permite a visualização e mudança de propriedades de um objeto selecionado que está localizado no editor de desenho.

- Portfolio Navigator (Solution Explorer no VS.NET 2002/2003): fornece uma visualização organizada dos projetos, com seus respectivos arquivos, que compõem um portifólio (solução no VS.NET 2002/2003). Como curiosidade, no VS.NET 2002/2003 se novas páginas ASP.NET são acrescentadas numa aplicação Web, então o nome default sugerido é WebForm#.aspx ( - numero seqüencial). No Java Studio Creator, se novas paginas JSP são acrescentadas, então o nome default sugerido é WebForm.jsp ( - numero seqüencial).

- Dynamic Help (Dynamic Help no VS.NET 2002/2003): fornece links para informações específicas da área atual que o usuário esta usando ou da tarefa que o usuário está tentando executar dentro do IDE. O IDE rastreia as seleções feitas no código em edição, os itens que contem o foco e a localização do cursor.

- JSP Designer (Web Forms Designer no VS.NET 2002/2003): permite a inclusão e organização de controles ao formulário e escrever código para os seus eventos. Ele contém dois tabs na parte inferior da janela: Design (Design no VS.NET 2002/2003) e Source (HTML no VS.NET 2002/2003). Como curiosidade, os componentes invisíveis (sem interface gráfica) são apresentados numa divisão na parte inferior da janela, exatamente igual ao Visual Studio.NET 2002/2003.

A disposição das janelas dentro do IDE do Sun Java Studio Creator é muito similar a do Visual Studio .NET 2002/2003, como pode-se conferir no screenshot fornecido no site da Sun no seguinte endereço: [url]http://wwws.sun.com/software/images/products/I1_JS_creator_lg.jpg[/url].

Para se obter maiores informações sobre a próxima geração de ferramenta de desenvolvimento da Sun, o Sun Java Studio Creator, acesse o seguinte endereço do site da Sun: [url]http://wwws.sun.com/software/products/jscreator[/url]. Os interessados em ter acesso a versões de teste do Sun Java Studio Creator podem se registrar no ´Technology Preview & Early Access Registration´, por intermédio de um formulário Web que pode ser atingido por meio de um link na página Web da URL apresentada.

Há grandes possibilidades de que o lançamento do Sun Java Studio Creator seja posterior ao lançamento do J2SE 1.5 (´tiger´), que está planejado para o final do primeiro semestre de 2004, o que vai permitir que os avanços na linguagem Java sejam incorporados aos recursos da nova IDE.


Satlher

Satlher

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar