Tabela de futebol

05/08/2012

0

Bom dia pessoal,
estou com uma dificuldade (neurônios que insistem em não ligar hoje rs) que é a seguinte...

Tenho uma liga de futebol que tenho 8 clubes e que preciso montar os jogos desses clubes, tipo
Rodada 1
Time1 x Time 2
Time3 x Time 4
Time5 x Time 6
Time7 x Time 8

Rodada 2
Time1 x Time 3
Time2 x Time 6
Time4 x Time 7
Time5 x Time 8

E aí por diante... ou seja preciso combinar os jogos entre os times... ou seeeja um mini campeonado.

Como faria isso? /
Valter Furtado

Valter Furtado

Responder

Posts

16/08/2012

Joel Rodrigues

Rapaz, agora não estou podendo testar, mas pesquise sobre CROSS JOIN acho que você vai precisar para implementar isso.
Responder

16/08/2012

Valter Furtado

vlw .. vou pesquisar... encontrei alguns em excel ... e tou tentando entender a lógica.

mas vou pesquisar por isso que você falou... vlw
Responder

17/08/2012

Vanderlei Souza

Boa Noite,

Para entender melhor voce quer saber somente a logica da coisa ou precisa saber como codificar tambem?

Se for a logica seria logica pega time por time e faz contra todos da tabela excluindo o resultado de igual.
Assim terá todos os confrontos depois pode sortear nas rodadas.

Abraços.
Responder

18/08/2012

Valter Furtado

Os jogos eu consigo combinar... estou usando de testes um campeonato de 8 times... onde
Time 1 - 7 Jogos (T1 x T2, T1 x T3, T1 x T4, T1 x T5, T1 x T6, T1 x T7, T1 x T8)
Time 2 - 6 Jogos (T2 x T3, T2 x T4, T2 x T5, T2 x T6, T2 x T7, T2 x T8)
Time 3 - 5 Jogos (T3 x T4, T3 x T5, T3 x T6, T3 x T7, T3 x T8)
Time 4 - 4 Jogos (T4 x T5, T4 x T6, T4 x T7, T4 x T8)
Time 5 - 3 Jogos (T5 x T6, T5 x T7, T5 x T8)
Time 6 - 2 Jogos (T6 x T7, T5 x T8)
Time 7 - 1 Jogos (T7 x T8)
Time 8 - 0 Jogos ()

Seguindo essa logica de jogos acima, eu tenho os jogos possíveis sem repetição. Isso foi a parte fácil... logo pensei que montar as rodadas seria mais simples ainda... já estou a uns 10 dias tentando entender ou fazer uma logica onde:
- Monte todas as rodadas
- Sem que "sobre" times sem jogar
Essa parte que é dificil, pois quando eu xego na última e penultima rodada ocorre de sobrarem jogos. Aí você me perguntaria, por que?
Por que eu teria que pegar esses jogos que sobram, substituir em outra rodada, refazer as subsequentes, e caso sobre novamente eu devo substituir em outra rodada e montar as subsequentes...

Talvez seja simples, mas não estou mais vendo o problema de fora... estou dentro do problema e assim você não vê a solução mesmo que ela esteja na cara...
Responder

21/08/2012

Jorge Meneses

oi nao soi muito bom com codigo mas, verifica a logica

8 timas sao 4 jogos por rodada
se vc ja possui os confrontos entao segue
pega por ordem de coluna e depois linha e vai inserindo na rodada ate fechar 4 jogos
confrontando se time ja foi inserido exemplo

t1 x t2 coluna 1 linha 1
t2 x t3 coluna 1 linha 2 -- esse vc nao coloca pq t2 ja foi usado no primeiro jogo
t3 x t4 coluna 1 linha 3...

fechando 4 jogos pula pra proxima rodada na seguencia ira continuar pegando os jogos que faltam da coluna 1
pra depois passar pra coluna 2 sempre verificando se time ja esta na rodada

espero ter ajudado
ou desculpe se nao entendi sua duvida


Jorge Meneses
Responder

31/01/2017

Tiago Souza

Alguém conseguiu resolver o problema? Estou passando por esta mesma situação.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar