Fórum Tabela de ItensVenda com 2 FK e nenhuma PK #376078
16/10/2009
0
Pelo fato de não haver PK a TB_Itens está permitindo vender o mesmo produto mais de uma vez. Porém, não sei se isso é totalmente errado ou totalmente certo.
Se eu colocar as duas FK também como PK, o usuário não vai poder vender mais de uma vez o mesmo produto a não ser que preencha o campo TB_Itens_QTDE.
Mas, até agora não tive problema com isso, mas, será que terei problemas mais na frente?
Dogu
Curtir tópico
+ 0Posts
16/10/2009
Afarias
Péssima idéia para uma tabela tão importante (na minha opinião)
|a TB_Itens está permitindo vender o mesmo produto mais de uma vez.
|Porém, não sei se isso é totalmente errado ou totalmente certo.
Nem uma coisa nem outra. Depende dos requisitos de sistema. Ambos estão corretos se fazem o q devem fazer.
Muitos sistemas pequenos de venda de balcão o usuário inclui o item e muda a quantidade. Em supermercados o usuário vai passando os produtos no leitor ótico e se vc comprou 3 caixas de leite ele registra 3 itens de caixas de leite com qtde = 1 cada.
|Se eu colocar as duas FK também como PK,
Minha sugestão é apenas q vc crie um campo PK para os items. E não coloque as FK como PK.
T+
Gostei + 0
16/10/2009
Dogu
Gostei + 0
16/10/2009
Afarias
Boa pergunta. Bom, 1o. é em geral uma boa prática q toda tabela tenha uma PK (composta por 1 campo apenas). Mas cada caso é um caso, sem conhecer os requisitos de seu sistema não dá pra dizer realmente quão importante é isto.
Na minha experiência a tabela de items de venda é MUITO importante, mas importante ainda que sua tabela ´mestre´ pois, entre outras coisas os items costumam estar relacionados ao movimento de estoque. Então, poder identificar cada item exclusivamente é bem importante.
T+
Gostei + 0
16/10/2009
Dogu
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)