Fórum Tabela de ItensVenda com 2 FK e nenhuma PK #376078

16/10/2009

0

Essa é realmente para quem já tem experiência! A minha tabela de TB_Itens de venda possui duas FK vindas de TB_Vendas e TB_Produtos.

Pelo fato de não haver PK a TB_Itens está permitindo vender o mesmo produto mais de uma vez. Porém, não sei se isso é totalmente errado ou totalmente certo.

Se eu colocar as duas FK também como PK, o usuário não vai poder vender mais de uma vez o mesmo produto a não ser que preencha o campo TB_Itens_QTDE.

Mas, até agora não tive problema com isso, mas, será que terei problemas mais na frente?

Dogu

Dogu

Responder

16/10/2009

Afarias

|Pelo fato de não haver PK

Péssima idéia para uma tabela tão importante (na minha opinião)

|a TB_Itens está permitindo vender o mesmo produto mais de uma vez.
|Porém, não sei se isso é totalmente errado ou totalmente certo.

Nem uma coisa nem outra. Depende dos requisitos de sistema. Ambos estão corretos se fazem o q devem fazer.

Muitos sistemas pequenos de venda de balcão o usuário inclui o item e muda a quantidade. Em supermercados o usuário vai passando os produtos no leitor ótico e se vc comprou 3 caixas de leite ele registra 3 itens de caixas de leite com qtde = 1 cada.

|Se eu colocar as duas FK também como PK,

Minha sugestão é apenas q vc crie um campo PK para os items. E não coloque as FK como PK.

T+

Responder

Gostei + 0

16/10/2009

Dogu

Sei que você recomenda, mas, qual é a diferença que isso realmente faz?

Responder

Gostei + 0

16/10/2009

Afarias

|Sei que você recomenda, mas, qual é a diferença que isso realmente faz?

Boa pergunta. Bom, 1o. é em geral uma boa prática q toda tabela tenha uma PK (composta por 1 campo apenas). Mas cada caso é um caso, sem conhecer os requisitos de seu sistema não dá pra dizer realmente quão importante é isto.

Na minha experiência a tabela de items de venda é MUITO importante, mas importante ainda que sua tabela ´mestre´ pois, entre outras coisas os items costumam estar relacionados ao movimento de estoque. Então, poder identificar cada item exclusivamente é bem importante.

T+

Responder

Gostei + 0

16/10/2009

Dogu

Pensando por esse lado, é verdade!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar