Fórum tabela locate #466601
10/01/2014
0
estou querendo fazer uma trava no sistema caso o aluno ja estiver com um cadastro em uma aula, ele nao pode mais entrar nessa aula, entao vamos la
estou dando um locate na tabela para verificar se o cod aluno está naquela lista junto com o cod aula, e se ele ja estiver na aula o sistema mostra uma mensagem de erro, mas nao sei como fazer, estou começando assim
if tabprodpedidos.Locate('CodCliente',dbedit13.Text,[]) then
begin
showmessage('ALUNO JA ESTÁ CADASTRADO NESSE CURSO');
end
Else
showmessage('NAO ACHEI');
como seria o certo de fazer essa busca? me ajudem.
Tiago Silva
Curtir tópico
+ 0Posts
10/01/2014
Tiago Silva
if tabprodpedidos.Locate('CodCliente',dbedit13.Text,[]) and tabprodpedidos.Locate('Codproduto',dbedit14.Text,[]) then
begin
end
Else
end;
Gostei + 0
10/01/2014
Marco Salles
[]sds
Gostei + 0
10/01/2014
Marco Salles
[]sds
Desculpe Rafel eu respondi rapidamente achando que vc estivesse utilizando o Clientdataset , mas ao reler a sua dúvia me parece que vc esta utilizando um TTable com a Base de
Dados Padadox . è isto mesmo ???
Gostei + 0
10/01/2014
Tiago Silva
Gostei + 0
10/01/2014
Marco Salles
Quando vc faz esta busca , este Locate , o seu Registro esta no Modo de Inserção ??? Pois pelo que estou vendo vc esta utilizando Dbedits e so se consegue escrever neles
se os mesmo estiverem em Modo de Inserção ou Edição .. Certo ???
Gostei + 0
11/01/2014
Tiago Silva
Gostei + 0
11/01/2014
Marco Salles
Se eu entendi o que vc escreveu , vc esta dizendo que so caiu o teste no lugar errado . mesmo que não exista ainda registro na base de dados .. Seria isto ???
[]sds
Gostei + 0
11/01/2014
Tiago Silva
Gostei + 0
12/01/2014
Marco Salles
Mas será uma boa idéia aplicar o delete e posteriormente proceder com a inclusão ??? Acredito que não
O que ocorre ao se utilizar o Locate ou outros procedimentos de Busca em um DataSet quando este esta no Modo de Edição ou Inserção é que o Ponteiro se desloca
Ao se deslocar o ponteiro os dados são Salvos ou tentam serem salvos . O que ocorre é que mesmo que o Aluno seje de fato Novo e vc tem certeza disso , ao se utilizar
o Locate no modo de Inserção a mensagem que se tem é que o Aluno ja esta Cadastrado ...
Ná época o que eu fazia , que eu me lembre , ao utilizar Table/Paradox era fazer a Pesquisa em um Outro DataSet (Table) que continha os Mesmos Dados , Ligados a mesma
fonte de Dados , do Table que estou manipulando ... Este Table era somente para pesquisar .
Tipo alguma coisa assim
if UMOUTROtabprodpedidos.Locate('CodCliente',dbedit13.Text,[]) then
begin
end
Else
[]sds
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)