Tabela voltada para análise de vínculos

17/12/2015

0

Sou Promotor de Justiça e atuo na área criminal e durante as investigações tenho me debruçado com a seguinte situação.
Tenho feitos algumas pesquisas acerca da análise de vínculos e a utilização de ferramentas de sociometria e análise de redes.
Tenho me debruçado a estudar mas o que tenho visto inclusive em vídeo-aulas de blogs e youtube as ferramentas de análise (anacubis, tableau, nexus) a apresentação de uma análise direta é feita após a obtenção de um arquivo (importado xlxs ou CVS) de uma rede social.
Assim o que gostaria de saber é como seria uma tabela que será utilizada no NODEXL (open source), feita com inserção de dados e não com importação.
Criando se os nós e os vertices para serem utilizados.
Pois nem sempre as associações são buscadas em redes sociais de internet, as vezes as relações são apresentadas documentalmente.
Assim, de nada adianta uma ferramenta que faz diversas análises se o banco de dados é deficitário.
Assim venho buscar auxilio nesse ponto de elaboração das tabelas que servirão para a análise.
A idéia da aplicação disso seria mais ou menos isso: localizar um numero de pessoas (ex. 10), extrair os amigos [10 x (ex. 100 (amigos) apenas um exemplo quantitativo] e a partir daí identificar se essas pessoas são amigos e quais a relações de amizades comuns entre elas (10) e seus amigos (10 x100), transpondo isso para um software de análise de vinculo como o Nodexl por exemplo.
Em sendo afirmativa a resposta, consulto se seria possível,um passo-a-passo dessas tabelas.
Desde já agradeço.
Shalimar Marques

Shalimar Marques

Responder

Post mais votado

17/12/2015

Shalimar,

Sua necessidade parece ser bastante específica e acho pouco provável que você encontre alguém com experiência nesse ambiente, aqui no DevMedia.

De qualquer modo, e falando apenas de maneira genérica, não entendi muito bem a relação dos arquivos importados e sua necessidade de definir a estrutura de dados a serem cadastrados manualmente.

Ainda, genericamente, muita gente por aqui tem capacidade para especificar o modelo de dados para atender sua necessidade. Contudo, seria necessário um nivel de detalhamento maior que o que você forneceu acima.

Senão aparecer ninguém com a experiência nesse ambiente, posso tentar te ajudar de maneira genérica.

Se for esse o caso, retorne seu email que podemos combinar algo na sequencia.

Boa sorte !

Marcos P

Marcos P
Responder

Mais Posts

17/12/2015

Shalimar Marques

Muito obrigado Marcos
Shalimar@mpro.mp.br
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar