tabelas, pedido e produtos.

02/08/2005

0

Tenho a tabela de Pedido, onde vou guardar o valor total do pedido.
Como tenho a tabela com os itens do Pedido, onde tem uma chave estrangeira para o ID do pedido, e uma para o cadastro de Produtos.

Na tabela com os itens do pedido, vocês acham necessário ter o valor total do produto ?

No caso, eu tenho a quantidade de itens, ID do Pedido, e ID do Produto.
Com a quantidade, eu consegueria recalcular tudo, e jogar no grid.

Mas posso colocar esse campo VALORTOTAL, na tabela de itens do produto.


Só não sei se é correto isso.


Fico no Aguardo.

Obrigado


Lynx

Lynx

Responder

Posts

02/08/2005

Lynx

para mostrar novamente no GRID, fiz os calculos novamente.
Deu um pouco de trabalho a mais, mas não repeti o campo.
:lol:

valeu


Responder

03/08/2005

Mordred

Saudações, amigo Lynx

Deixa ver se eu entendi... vc tem uma tabela mestre ´Pedido´ e uma tabela detalhe ´Itens do Pedido´ e você quer que em algum lugar fique gravado o campo ´ValorTotal´ que é a soma dos valores de todos os itens associado ao pedido, certo?
Neste caso o correto seria manter o valor total do pedido na tabela do ´Pedido´ e o total do item (subtotal) na tabela do Itens. Feito isso, basta vc criar uma trigger na tabela de itens que atualize o total do Pedido na tabela de Pedido.

Espero poder ter ajudado XD


Responder

05/08/2005

Lynx

Eu tenho uma tabela para cadastrar os produtos.
Nessa tabela eu tenho o campo (valorunitario).

E a tabela Pedidos, que tem o campo valortotal.
Na tabela de itens do pedido eu tenho a quantidade, e com ela eu consigo saber o valor total do produto.
Ou seja, eu faço quantidade * valorunitario e mostro no item o campo valor unitário e valor total, (Um do lado do outro) sem precisar criar outro campo.


E o valortotal eu deixo na tabela pai, Pedidos.

Muito Obrigado.


Responder

05/08/2005

Mordred

Inclua triggers na tabela de Itens para aumentar o ValorTotal do Pedido quando um Item for adicionado, e diminuir quando um Item for excluído. Quando um item for editado, retire o valor antigo do Item do Total do Pedido e some o valor novo.

Comigo funcionou :D


Responder

05/08/2005

Lynx

é que eu coloco os itens em um stringgrid...
Na hora de salvar eu salvo eles na tabela dos itens

Enquanto eu adiciona itens e excluo, faço os calculos no stringgrid...
Só adiciono os itens na tabela de pedidos quando salva mesmo.
Valeu


Responder

09/09/2005

Robertolucio

Bom dia.

Por curiosidade, e quando um produto sofre um aumento, como ficariam os itens dos pedidos que possuam este produto?


Responder

04/01/2007

Mmoreira

robertolucio,
Analisando sua observação voce esta totalmente certo. Imagine um pedido que foi tirado e logo depois o valor de algum produto foi alterado .. a matematica ai nao iria dar certo.
Imagino que o correto era ter na tabela Itens Pedido um campo para o valor unitario do produto.
Me corrijam se eu estiver errado.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar