tabelas...

03/04/2003

0

:evil: nao consigo fazer junção de duas tabelas o problema é o seguinte: estou fazendo um programa de locadora e sou iniciante, tenhu a tabela de clientes e a de fitas, representadas por dois dbs grids, eu quero que quando selecione um cliente no dbgrid2 apareça as fitas alocadas, e tambem nao sei fazer como incluir as fitas para a locação....GRATO! :cry:


Anonymous

Anonymous

Responder

Posts

03/04/2003

Anonymous

Caro hlink,
Seu problema está muito além de saber Delphi... Talvez seja preciso fazer um curso rápido de Banco de Dados (Tabelas, Relacionamentos, Regras de negócios etc), Há muitas apostilas boas sobre o assunto, inclusive no Clube Delphi.

Mas, vamos ao socorro:
Com o seu exemplo, vimos que vc só tem as tabelas ´origem´, ou seja aquelas que contêm os dados cadastrais (Clientes, Produtos, Fornecedores etc), faltando as tabelas intermediárias de negócios (Cliente_Produto, Fornecedor_Produto etc).
Supondo que vc tenha as seguintes tabelas:
TB_CLIENTES([b:181198c04a]CODCLI,[/b:181198c04a]NOMECLI,ENDERECO,TELEFONE,EMAIL);
TB_PRODUTOS([b:181198c04a]CODPROD[/b:181198c04a],NOMEPROD, VALOR_UNIT);
TB_VENDAS([b:181198c04a]CODCLI[/b:181198c04a],[b:181198c04a]CODPROD[/b:181198c04a],QTD);
Os campos em negrito são as chaves primárias para relacionamento entre as tabelas.
Vc pode efetuar Venda relacionando codcli de TB_CLIENTES e codprod de TB_PRODUTOS com as de mesmo nome em TB_VENDAS.
Esse fórum não é o espaço adequado para solucinar o seu problema, mande-me seu e-mail que vc receberá um exemplo prático e fácil de adaptar para outras finalidades...

joilson_gouveia@yahoo.com.br [/b]


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar