GARANTIR DESCONTO

Fórum tamanho do arquivo do banco de dados na criação... #53800

07/11/2005

0

Tem poucos dias que comecei a usar o firebird.
O que acontece é que quando crio um banco de dados no firebird, o mesmo só com algumas tabelas já está ocupado um espaço de praticamente 17mb.

Gostaria de saber se tem como configurar isso, pois no sql server o arquivo ele vai aumentando a partir do grande acumulo de informações no mesmo.

Thiagopedro

Thiagopedro

Responder

07/11/2005

Afarias

rapaz... não q 17Mb seja gande coisa, com os HDs atuais baratos como estão (menos de R$4 por giga em geral) ... mas na minha experiência um banco para chegar as 17Mb tem q estar com uma quantidade de dados razoável... só com tabelas e outros objetos criados acho difícil.

Se seu banco está com dados, então, qual o problema com esses ínfimos 17Mb?

T+

Responder

Gostei + 0

07/11/2005

Thiagopedro

Não contém dados só tabelas, views e outros.

Responder

Gostei + 0

08/11/2005

Edilcimar

Eu terminei de criar um banco em firebird com 40 tabelas, onde as mesmas possuem entre 1 e 62 campos, mais 25 triggers e 25 generators, ainda faltam views e stored procedures., mas com isto já dá para ter uma idéia, e a tabela tem 751Kb vazia, quando acrescento os dados, os quais variam entre 10 e 15000 ela não chega a 7mb, portanto deve ter algo errado com o banco de dados

Responder

Gostei + 0

08/11/2005

Afarias

|ela não chega a 7mb, portanto deve ter algo errado com
|o banco de dados

pois é, é pelo menos estranho.

edilcimar, qual o page_size q vc está usando?

T+

Responder

Gostei + 0

08/11/2005

Edilcimar

estou usando um pagesize de 1024, uso integer, varchar(10 a 50), decimal(10,2 e 15,8), char(1), blob(segmentsize 10 e subtype 1), date, time e iso8859_1

Responder

Gostei + 0

08/11/2005

Afarias

hehehehe... desculpe Edilcimar na verdade eu queria perguntar pro ThiagoPedro :-)

T+

Responder

Gostei + 0

08/11/2005

Thiagopedro

|ela não chega a 7mb, portanto deve ter algo errado com |o banco de dados pois é, é pelo menos estranho. edilcimar, qual o page_size q vc está usando? T+

Quando criei o banco de dados eu não me preocupei quanto a page_size, então vamos lá:

page_size = 4096
Pages Allocated = 3582
DB FileSize = 13mb

nota: nesse banco de dados a única tabela que contém dados é a CEP, contendo 80000 registros aproximadamente.

Responder

Gostei + 0

08/11/2005

Thiagopedro

A outra coisa que acabei esquecendo é de se tem como mudar o page_size.

Responder

Gostei + 0

08/11/2005

Afarias

|Quando criei o banco de dados eu não me preocupei quanto a
|page_size, então vamos lá: page_size = 4096

Está OK

|nota: nesse banco de dados a única tabela que contém dados é a CEP,
|contendo 80000 registros aproximadamente.

ai a coisa muda MUITO de figura ...

Se vc tem uma tabela de CEP (vários campos) contendo ~80000 registros, é mais q natural q vc tenha ai um arquivo entre 10 e 20MB

|A outra coisa que acabei esquecendo é de se tem como mudar o
|page_size.

sim. não precisa, mas vc pode mudar o page_size fazendo um backup e resutando a base informando o novo page_size desejado.

T+

Responder

Gostei + 0

08/11/2005

Thiagopedro

Valeu colega, muita boa a explicação...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar