GARANTIR DESCONTO

Fórum Tarifador PABX #335380

29/12/2006

0

Amigos, estou tentando fazer um tarifador para meu sistema de hotel e gostaria da ajuda de voces
algum codigo exemplo em delphi
ou algumas informações mais detalhadas sobre o pabx, tipo onde fica armazenada os arquivos txt que são gerados ao fazer a ligação.
Se possivel que me envie copia de alguns arquivos txt gerado para que eu possa entender como funciona
sei que terei que ler a porta serial, mas se alguem tiver como me enviar estes arquivos para ver a estrutura agradeceria.
Aceito link de informações e ou relação de pabx disponivel no mercado brasileiro.
Meu email : claudiopinho_ssa@hotmail.com

Certo de contar com a ajuda de todos agradeço

Claudio Pinho

Dpinho

Dpinho

Responder

29/12/2006

Mmoreira

DPinho,

Isso que voce esta querendo fazer vai depender muito da sua Central Telefonica. Existem algumas centrais (as mais antigas) que disponibilizam estas informações que eu chamo de bilhetes atravéz de porta serial mesmo. Centrais como Intelbras por exemplo trabalham assim, já centrais mais robustas como Siemens, Avaya, Alcatel, etc trabalham com um protocolo conhecido como CSTA - (Computer Supported Telephony Application) onde a integração com sua aplicação seria feita atravez de um CTI da central, sendo assim as informações trafegam atravez da rede TCP/IP.

Ja fiz isso que voce esta querendo fazer para algumas centrais se nao me engano a Central Intelbras 6020 solta os bilhetes na porta serial neste padrão:

E 02 28 03133845544 13:15:07 00:05:13 01/01/2007
| | | | | | |_ Data da chamada
| | | | | |_ Duração da chamada
| | | | |_ Hora de inicio da chamada
| | | |_ Numero do telefone
| | |_ Ramal
| |_ Linha ou (Tronco)
|_ Se é uma ligação de entrada/saída

Bom é mais ou menos isso ai, diz qual o modelo da central em questao porque este lance do bilhete ai varia muito de central para central

T+

Responder

Gostei + 0

29/12/2006

Martins

O Anderson, um colega meu tb usa esse mesmo esquema aí do [b:551d9c08d9]mMOREIRA[/b:551d9c08d9].

Responder

Gostei + 0

29/12/2006

Dpinho

DPinho, Isso que voce esta querendo fazer vai depender muito da sua Central Telefonica. Existem algumas centrais (as mais antigas) que disponibilizam estas informações que eu chamo de bilhetes atravéz de porta serial mesmo. Centrais como Intelbras por exemplo trabalham assim, já centrais mais robustas como Siemens, Avaya, Alcatel, etc trabalham com um protocolo conhecido como CSTA - (Computer Supported Telephony Application) onde a integração com sua aplicação seria feita atravez de um CTI da central, sendo assim as informações trafegam atravez da rede TCP/IP. T+

Amigo, muito obrigado pela sua ajuda, vou estudar este protocolo
Como não sei qual a central que meus clientes utilizam, as vezes aqui no nordeste tem hoteis com alto investimento, mas a maioria evitam gastar com tecnologia, preciso desenvolver algo tipo generico para atender a maior parte, estou lançando meu sistema este ano e so falta esta parte da tarifação.
o que deveria fazer? talves desenvolver para uma central especifica como esta citada por voce acima, ou ja desenvolver para centrais novas e força o cliente a adguirir nova tecnologia.
Tambem a questão do tratamento dos bilhetes, voce utiliza um componente para escutar a porta e quando recebe o bilhete ja faz o tratamento e armazena no banco?
Estes bilhetes ficam armazenados na central e voce captura em determinado periodo?
Existe algum emulador de central telefonica como tem para impressora fiscal?
Minhas duvidas são muitas, agradeço a sua ajuda e de todos os participantes de topico, acho que tem muito programador precisando desenvolver rotinas no mesmo esquema

Responder

Gostei + 0

29/12/2006

Mmoreira

o que deveria fazer? talves desenvolver para uma central especifica como esta citada por voce acima

No meu caso se for via serial a formatação dos bilhetes vai variar de central para central ... ou seja voce vai ter que fazer um aplicativo para ´conversar´ com todas as centrais que seu sistema for integrar.

força o cliente a adguirir nova tecnologia

Esta é meu grande dilema ... pois se todos os meus clientes trocassem suas centrais por centrais da Siemens seria uma maravilha ... Voce teria que provar por A+B que trocando central telefonica ele teria um ganho de tecnologia ... etc .. etc ... mas convencer o cliente a mexer no sistema de telefonia dele ... e o que é pior ele vai ter que gastar ... é muito dificil

Tambem a questão do tratamento dos bilhetes, voce utiliza um componente para escutar a porta e quando recebe o bilhete ja faz o tratamento e armazena no banco?

Eu fico escutando a porta serial .. e quando chega alguma informção eu faço o tratamento ... (separo as informações) ... e depois gravo no banco.

Estes bilhetes ficam armazenados na central e voce captura em determinado periodo?

Isso depende da configuração na central ... pode esta configurado para soltar o bilhete logo quando entra ou sai um evento ... ou entao fica tudo armazenado no buffer da central e vc vai la e busca tudo.
No meu caso eu recebo os bilhetes assim que ocorre algum evento na central.

Existe algum emulador de central telefonica como tem para impressora fiscal?

As centrais mais novas que usam CSTA voce consegue um emulador ... eu nunca vi .. mas ja me disseram que tem ... agora para centrais mais antigas que trabalham com porta serial .. até onde eu sei nao tem emulador algum ... ou voce loca uma central para fazer testes ou faz igual eu quando comecei com este tipo de sistema ... monta acampamento no seu cliente ... aproveita e fila um café com biscoito lá ... hehehehehe

No inicio é meio complicado mesmo ...
Qualquer coisa é só falar .. tamos ai para tentar ajudar.

Responder

Gostei + 0

17/08/2007

Aavanzi

Senhores, estou com o mesmo problema ou parecido....
tenho aqui uma central Siemens Hicom150E Office Com, que insiste em não responder os pacotes CSTA enviados para ela, esiste alguma manha para isso ???

Responder

Gostei + 0

20/08/2007

Mmoreira

aavanzi,

Eu nunca trabalhei com este modelo de Siemens entao nem sei se este modelo trabalha com o CSTA .. até onde sei so a familia Hipath 3000 ou superior trabalha com este protocolo.
E no caso da Siemens ainda tem um dificultador pois ela altera um pouco o padrao do CSTA para suas centrais.
Estas informacoes nao sao muito tecnicas mas ja da pra vc ter alguma base.

Abs.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar