Tecla de atalho no PageControl?

30/11/2005

0

Olá....

Sou iniciante em programação. Em um PageControl, quando a TabPosition é tpTop coloco a Caption da TabSheet=&Título e tenho uma tecla de atalho...(o T aparece sublinhado e posso usar ALT+T).
Só que eu preciso que a TabPosition seja tpLeft...Daí, a Caption fica sem a minha tecla de atalho, pois aparece exatamente o texto digitado:´&Título´.
Alguém poderia me ajudar a colocar uma tecla de atalho em uma TabSheet, quando a TabPosition=tbLeft?

Obrigada...

Susana :roll:


Susi

Susi

Responder

Posts

30/11/2005

Jairroberto

Olá, Susi!

A solução mais simples que vejo é usar uma ActionList, incluindo uma ação para selecionar cada TabSheet, definindo o ´ShortCut´ desejado para cada ação. Veja um exemplo:

Defina em tempo de design, no ObjectInspector:
ActionTabTitulo.ShortCut := ´Alt+T´;
ActionTabTitulo.Tag := 0;
ActionTabTitulo.OnExecute := ActionTabTituloExecute;
ActionTabExemplo.ShortCut := ´Alt+E´;
ActionTabExemplo.Tag := 1;
ActionTabExemplo.OnExecute := ActionTabTituloExecute;

Use o código adequado para selecionar a tab vinculada à ação:
procedure TForm1.ActionTabTituloExecute(Sender: TObject);
begin
PageControl1.ActivePageIndex := TComponent(Sender).Tag;
end;


Observe que para que os ShortCuts funcionem, não é necessário que a Action esteja vinculada a nenhum botão ou item de menu.


Um abraço,
Jair


Responder

30/11/2005

Susi

Olá, Jair,

Vc postou:

[color=orange:81b90bcac5]A solução mais simples que vejo é usar uma ActionList, incluindo uma ação para selecionar cada TabSheet, definindo o ´ShortCut´ desejado para cada ação. Veja um exemplo:

Defina em tempo de design, no ObjectInspector:
ActionTabTitulo.ShortCut := ´Alt+T´;
ActionTabTitulo.Tag := 0;
ActionTabTitulo.OnExecute := ActionTabTituloExecute;
ActionTabExemplo.ShortCut := ´Alt+E´;
ActionTabExemplo.Tag := 1;
ActionTabExemplo.OnExecute := ActionTabTituloExecute;[/color:81b90bcac5]