Tecnicas boas para usar no Delphi

07/01/2010

0

Caros colegas.

    Sempre programei em Delphi até que recentemente fui contratado para trabalhar em um software house
que usa o VB6 como ferramenta de desenvolvimento.  E lá conheci recursos interessantes e que agilizam muito a vida do programador e no Delphi senti a carência desses recursos.

   Uma delas  sem duvida é o uso da janelinha "IMMEDIATE" que serve para vermos o valor de qualquer variavel e copiarmos para area de transferência.

  Outra  é a possibilidade de trabalhar inserindo e atualizando informações do banco em tempo real, assim da para saber exatamente o que esta acontecendo e corrigir o problema na hora e sem demora. eu trabalho com firebird e a palheta interbase para acesso e ja tentei alguns metodos.

 dataset.CachedUpdates := True;
 dataset.applyupdates;
 dataset.Transaction.Commit;

 E sem sucesso..as informações só estarão no banco quando eu fechar a aplicação e hoje em dia acho isso um absurdo ter que fazer isso.

espero que alguem passe algumas dicas nesse topico.
 
Rafael

Rafael

Responder

Posts

08/01/2010

Pjrm1470

Amigo em meus sistemas são todos atualizados em tempo real. Após a saida de qualquer campo, é atualizado na base a informação nova que foi colocada no campo. Para isso é tudo validado.   No meu caso eu utiliza TClientDataSet, que me da maior confiança e recursos na gravação dos dados. Ele tem as propriedades NewValue e OldValue. Indo ao seu pedido, ja pensou em fazer uma função universal (é claro que no meu caso eu so utilizo CDS, então fica facil criar a função so pra ele.), onde vc passa o DataSet e o valor do campo (Variant, pois poderia ser String, Integer, Float, etc), e faz as devidas validações para depois salvar na base de dados. É uma solução. Tente ver se o que tem nesse VB6 é nativo ou foi construído esse recurso... muitas vezes empresas costumam ter um setor de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para desenvolver as ferramentas de trabalho dos programadores. Que no caso são os recursos.
Responder

08/01/2010

Rafael

Então Plinio, meu objetivo é fazer com que as novas informações estejam no banco assim que o comando seja executado utilizando para isso os recursos IBX de acesso aos dados, eu sei que tem como fazer isso, mas falta fazer funcionar na minha aplicação sem que seja necessario fecha-la para visualizar no banco.

Estou a procura de uma maneira que seja possivel fazer isso, no caso do VB o acesso é nativo, mas dessa maneira ainda não sei como.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar