Tecnologia MVC - Visual Studio 2010

17/01/2012

0

Boa noite a todos do Devmedia.

Trabalho com várias aplicações web ainda no framework 1.1 (VS 2003). Estamos montando aqui na empresa um projeto de migração para o framework 4.0 (VS 2010). Porem, ainda tenho muitas dúvida sobre qual caminho seguir nessa migração, sobre qual tecnologia usar. Tenho visto por ai uma vasta gama de opções no que diz respeito a padrões de desenvolvimento como MVC, MVP, MVVM, etc, bem como sobre frameworks de apoio como Entity Framework, LINQ SQL, etc, etc. Vejo vários casos de aplicações que unem essas tecnologias para os mais variados propositos. Ou seja, é muita informação para pouco tempo disponivel para estudo (infelizmente).

As aplicações com as quais trabalho são de médio porte e atuam nas areas de produção da empresa, ou seja, tem um grande fluxo de informações/processamento e acesso constante. Ate agora, estou tendencioso a usar o MVC, talvez com LINQ SQL, mas ainda não tenho certeza.

Gostaria da opinião de vocês sobre essas tecnologias, suas aplicações e indicações de uso e sobre o que cada uma oferece, principalmente em ganho de desempenho, disponibilidade, usabilidade, etc. E numa situação como a minha, de pegar uma aplicação solida e operante, migrar a tecnologia e garantir que haja apenas melhorias e que, o que hoje é bom, se torne melhor. Se tiverem alguma literatura, artigo, etc para indicar, falando sobre o assunto, agradeço tambem.

Desde já agradeço a todos pela colaboração.

Abraços.
Thomás Moreira

Thomás Moreira

Responder

Posts

17/01/2012

Pedro Torres

Cara, comecei a estudar essas tecnologias MS e juntas elas funcionam muito bem sendo na minha opinião não tem mais para onde correr o padrão MVC chegou para ficar e convenhamos uma aplicação no modelo MVC fica muito mais robusta, elegante sem falar no processo de manutenção que deixa de ser o parto que é manutenção dos webforms. Outra coisa é o Entity acho que potencializa o uso da OO sem falar que ele já é uma ORM acoplado ao .NET e o suporte ao meu ver é mais garantido do que outros frameworks ORM.

Você falou que o seu projeto é de médio porte uma migração. Aqui na bahia soube de um projeto que está utilizando ao máximo essas tecnologias em uma migração de ERP mas meu amigo não é qualquer ERP é um ERP muito parrudo.

Com relaçao ao aprendizado é muito rápido quem já possui alguma experiencia em desenvolvimento em camadas fica mais fácil ainda.

Segue os links para ajudar

http://www.macoratti.net/vbn_mvc.htm
http://www.macoratti.net/11/07/aspn_mvc3.htm
http://www.macoratti.net/10/07/asp_mvc1.htm

Dê uma olhada no livro MCV 2 da editora Microsoft Press é um ótimo livro você acha pra down na net

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar