Fórum Tela de entrada de moradores #563958
11/10/2016
0
Boa tarde pessoal... é o seguinte, eu estou desenvolvendo um sistema para controle de acesso de portaria para condomínios. Já tenho pronta a parte de Cadastros, pesquisas, relatórios e tudo mais. Estou numa parte crucial aqui e não consigo resolver.
Tenho uma tela de entrada, onde o operador deve selecionar as pessoas que estão entrando no condomínio naquele momento e montar no BD SQL uma estrutura como essa:
COD. ENTRADA | PESSOA | HORA ENTRADA | OPERADOR RESPONSÁVEL
01 JOÃO 14:22 PEDRO
↑ Este tipo de estrutura eu consigo fazer, é bem simples... Porém a minha dúvida é a seguinte: Como faço para, quando liberar a entrada, registrar mais de uma pessoa entrando (porque numa mesma entrada pode ter mais de uma pessoa no carro, por exemplo)...
Na minha tela de entrada eu tenho um DBGrid que eu consigo pesquisar as pessoas pelo seu código e selecionar através de um CheckBox.
Eu preciso encontrar uma forma de gravar os códigos de todas as pessoas selecionadas e enviar para o BD na tabela de entrada para salvar com todas as pessoas que estão entrando naquele momento na mesma visita. Tem como?
Desde já muito obrigado!
Tenho uma tela de entrada, onde o operador deve selecionar as pessoas que estão entrando no condomínio naquele momento e montar no BD SQL uma estrutura como essa:
COD. ENTRADA | PESSOA | HORA ENTRADA | OPERADOR RESPONSÁVEL
01 JOÃO 14:22 PEDRO
↑ Este tipo de estrutura eu consigo fazer, é bem simples... Porém a minha dúvida é a seguinte: Como faço para, quando liberar a entrada, registrar mais de uma pessoa entrando (porque numa mesma entrada pode ter mais de uma pessoa no carro, por exemplo)...
Na minha tela de entrada eu tenho um DBGrid que eu consigo pesquisar as pessoas pelo seu código e selecionar através de um CheckBox.
Eu preciso encontrar uma forma de gravar os códigos de todas as pessoas selecionadas e enviar para o BD na tabela de entrada para salvar com todas as pessoas que estão entrando naquele momento na mesma visita. Tem como?
Desde já muito obrigado!
Gustavo Oliveira
Curtir tópico
+ 0
Responder
Post mais votado
13/10/2016
Tem sim, mas em banco de Dados este tipo de coisa em que um único registro deve ter mais de um selecionado de outra tabela, é necessário montar duas tabelas (mestre detalhe) em que uma faz referência a chave primária da outra.
Tabela Mãe COD. ENTRADA | HORA ENTRADA | OPERADOR RESPONSÁVEL
Tabela Filha COD. ENTRADA PESSOA | COD. ENTRADA | PESSOA
Resultado
01 14:22 PEDRO
01 01 JOÃO
02 01 MARIA
03 01 CARLOS
02 21:30 JADIR
01 02 TEREZA
02 02 LUCIANA
03 02 JOÃO
Nesse caso você precisa estudar como montar estruturas Mestre-Detalhe no Delphi. Aí no formulário você terá um local para informar a hora e o responsável, e um debgrid para cadastrar as pessoas, e outro para selecionar as pessoas que irão para o novo dbgrid.
Espero ter sido útil. Se fui, marque um "joinha" para eu saber.
Tabela Mãe COD. ENTRADA | HORA ENTRADA | OPERADOR RESPONSÁVEL
Tabela Filha COD. ENTRADA PESSOA | COD. ENTRADA | PESSOA
Resultado
01 14:22 PEDRO
01 01 JOÃO
02 01 MARIA
03 01 CARLOS
02 21:30 JADIR
01 02 TEREZA
02 02 LUCIANA
03 02 JOÃO
Nesse caso você precisa estudar como montar estruturas Mestre-Detalhe no Delphi. Aí no formulário você terá um local para informar a hora e o responsável, e um debgrid para cadastrar as pessoas, e outro para selecionar as pessoas que irão para o novo dbgrid.
Espero ter sido útil. Se fui, marque um "joinha" para eu saber.
Hélio Devmedia
Responder
Gostei + 1
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)