Fórum Tela de splash com transaparencia.Como? #377873

19/05/2010

0

Ola!

Estou querendo criar uma tela de splash que parte dela fique transparente, algo do tipo parte da logo fique um pouco pra cima do retangulo da tela splash. No delphi 2010 eu consegui fazendo o form ficar  transparente e criando uma imagem com transparencia e salvando no formato png mas no delphi 2006 que é o q estou usando o timage nao suporta png . O q eu faço?

obrigado
Eduardo Jr

Eduardo Jr

Responder

19/05/2010

Wilson Junior

Altere esta imagem colocando como cor de fundo uma cor que você não utiliza na imagem (tipo clFuchsia), mas para esta cor ficar transparente, o pixel (1,1) deve ser desta cor e o seu componente TImage deve estar com a propriedade Transparent=True. Assim a sua imagem pode ser um BMP ao invés de um PNG.

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

19/05/2010

Eduardo Jr

Nao entendi, como eu vou fazer o pixel 1,1 ser da cor q eu colocar.
Responder

Gostei + 0

19/05/2010

Wilson Junior

1º - Abra a sua imagem PNG em um editor de imagens e onde está transparente coloque com a cor que será transparente;
2º - Neste mesmo editor, pinte o pixel (1,1), o primeiro ponto de cor do canto superior esquerdo.

Qualquer coisa é só perguntar.

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

19/05/2010

Eduardo Jr

Desculpe minha burrice mas olha eu abro a imagem com o fundo transparente no photoshop e ponho uma cor qqr tipo bege.Dai depois eu pinto la em cima no canto superior esquerdo com qual cor?Bege??

Na verdade eu ja ate consegui fazer o timage ler um gif transparente so q nao to conseguindo fazer o form ficar transparente.

obrigado
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar