Fórum tem como manipular um objeto de outro form a partir de uma function??? #587441
03/11/2017
0
form2 : chama function
erro : quando chega na parte de manipular o stringGrid (que fica dentro da function) ao:
atribuir a quantidade de celulas;
add dados nas celulas;
etc.
O que fazer???
Henrique Dias
Curtir tópico
+ 0Posts
03/11/2017
Luiz Vichiatto
Tem que identificar exatamente qual a função de cada form para que não inclua processamentos que devem estar no form1 implementadas no form2 e vice-versa o pode resultar em uma série de chamadas desnecessárias.
Tenho um caso destes aqui que a chamada do form2 realizada no form1, havia uma 'outra' chamada do form1 no form2, porém tinha um problema de lógica que obrigou a remover essa 'outra' chamada do form1 e criar a chamada em um arquivo de funções gerais e assim chamar tanto no form1 como no form2, confuso talvez, pode ser simplificado dependendo do que quer fazer.
Gostei + 0
03/11/2017
Henrique Dias
2° passo checked ;
3° passo ser especificar a chamada assim :
form1.function
imagine um controle de renda domestico
o caso é que no form2 eu subo pro Banco o registro de uma nova conta(divida que o usuário contraiu),
então apos isso ser feito eu preciso atualizar no form1 o total de despesas que o usuário terá
assim como outras operações como por exemplo add essa nova despesa em uma das linhas no stringGrid
Gostei + 0
05/11/2017
Henrique Dias
a type que eu usei foi do tipo record.
o Certo seria usar do tipo Class????
Gostei + 0
06/11/2017
Luiz Vichiatto
- 10 set 2008
As classes são completamente diferente de records. Os records são estruturas fixas onde o foco é o armazenamento de dados para sua manipulação. As classes são mais dinâmicas onde o foco é o comportamento.
Eles são muito diferentes um do outro. No uso de classes vc tem flexibilidade e manutebilidade de código bem maiores.
Também não adianta vc utilizar classes, caso vc vá programar com elas da mesma forma que vc programa com records. Você vai estar não vai estar utilizando todos os recursos que a programação orientada a objetos pode te oferecer.
https://www.devmedia.com.br/forum/classe-x-record/363679
Gostei + 0
06/11/2017
Henrique Dias
mas ainda nao entendi muito bem como fazer, enquanto isso to tentando, mas valeu a resposta...
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)