Tema para TCC

06/02/2014

0

Boa tarde,sou estudante do curso de Sistemas de Informação, atualmente estou no 7° período.
Gostaria que vocês sugerissem temas para TCC, principalmente na área de desenvolvimento mobile.
Lunar Tecnologia

Lunar Tecnologia

Responder

Post mais votado

07/02/2014

O Márcio.

Na verdade TCC, é o Trabalho de Conclusão de curso.

Hoje não existe um padrão, então ele não se trata de uma monografia, que deve defender uma visão própria do autor, cada universidade trabalha de forma individual esse tempo, podendo ser um artigo, um paper e assim por diante, inclusive pode até ser uma monografia, mais geralmente aqui no sul, eles pedem pra fazer um artigo, e defender em banca esse artigo, ou seja, uma explicação através de uma apresentação para os professor responsáveis pela banca, sobre o conteúdo aplicado sobre o artigo.

Muitas pessoas, principalmente na área de TI, fazem além do Artigo, um projeto de um sistema, de uma aplicativo e assim por diante, para ajudar quanto a apresentação, afinal apresentar um artigo, somente com texto é muito complicado, tanto para o aluno quanto para o professor da banca, eu como professor não curto muito esse tipo de apresentação, mais é a minha visão claro.

Eu acho que um Trabalho de conclusão de curso, é bacana você fazer voltado a algo que você resolver aplicar, com o conteúdo que você aprendeu ao longo do semestre, isso da credibilidade e empolgação.

Eu particularmente a primeira coisa que olho em um TCC, que vou participar da banca, é o titulo, tem que ser algo que chame a atenção para a leitura, tem muitos que só de ler o titulo já da uma ideia central do que estará nas linhas que viram, outros no entanto são tão genéricos, que sabemos que a leitura vai ser difícil pois não tem como fazer um tema genérico em um TCC sem ser uma manual de algo já existente.

Exemplo de um tema Genérico: “Tratamento de Erro”, esse tema seria muito genérico par um artigo de final de curso, isso porque a instituições tendem a limitar a quantidade de paginas de um TCC, até porque são vários alunos apresentando em uma noite só, então imagina escrever um TCC, com um tempo extremamente abrangente em 12 páginas.

Neste caso poderia buscar uma proposta mais especifica, por exemplo, “Tratamento de Exceções – Voltado a Aplicação web , usando try/catch”, claro que isto foi apenas um exemplo somente para expressar a importância do assunto a escolher.

Outro tema que geralmente é olhado, pelos docentes reesposáveis pela baca, é a introdução, deve ser objetiva, e mostrar o que esperar do restante do TCC, muito importante colocar argumentos neste ponto para prender a leitura d professor, lembrando que a maioria dos professor já entendem do tema proposto caso o mesmo seja comum.

Confesso que como disse no que escrivo no outro tópico, eu fico fascinado por TCC´s que vejo que meus alunos estão projetando algo pra frente, pois torna tanto a leitura, quando a apresentação muito satisfatória.


Como menciono também no tópico que postei ali, já tive alguns casos de alunos que fizeram este trabalho, focando também com a parte pratica, e saíram com a ideia de formar uma empresa, posteriormente formaram, e hoje tem como principal produto da sua empresa, o sistema desenvolvido para o TCC.


Mais isto são claro dicas, do Leandro Chiodini, e não deve ser levado em consideração para a escolha e desenvolvimento do seu TCC, mais se quiser levar em conta isso com certeza não será ruim.

Desculpem o texto enorme, mais é um tema que me atrai bastante.
[]s
Chiodini

Leandro Chiodini

Leandro Chiodini
Responder

Mais Posts

06/02/2014

Alex Lekao

Oi Diogo, boa tarde!!!

Tema para o TCC... Hum... complicou eim... ainda mais no Mobile.

Tem que Ser um Projeto de Software e Tal ne?

Uma Coisa que vi como meio sendo uma tendencia sao aplicativos de Saude e Academia, onde medicos podem acompanhar com os Pacientes seus desenvolvimentos e os Personais tbm, coisas deste tipo.

Outra coisa seria um App Multiplataforma. rsrsr

Nao sei se a sugestao seja boa, mas... sei la... rsrsr

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

06/02/2014

Leandro Chiodini

Fala Diogo,

Seguinte neste tópico coloco um pouco da visão que tenho como Docente,
Se você quiser dar uma lida, acho que pode ajudar um pouco, talves não no tema,
mais no proprio desenvolvimento..

https://www.devmedia.com.br/forum/projeto-final-em-sistemas-de-informacao/465242


Att,
Chiodini
Responder

07/02/2014

Marcio Araujo

amigos, uma duvida, ja vi alguns posts relacionados ao TCC, mas afinal, esse TCC seria apenas um monografia + o projeto em si?(codigos)
Responder

07/02/2014

Marcos Oliveira

Diogo, o Leandro explicou muito bem como deve ser o TCC. Eu te sugiro, que faça algo que consiga realmente fazer bem feito. Muitas pessoas pensam em trabalhos complexos, e passam aperto para fazê-lo e apresentá-lo. Na minha opinião, é melhor você fazer um TCC com um tema mais fácil, mas que consiga fazer bem feito, do que algo mirabolante que no final não saia conforme planejado. Olhe na biblioteca da sua faculdade, se ela dispõe de trabalhos de outros alunos, para que você tenha uma ideia sobre alguns temas e mesmo sobre a estrutura dos trabalhos. Mostre ao seu orientador que você está interessado, e sempre mantenha contato, tire dúvidas, mande e-mails, etc. Tenho certeza que ele irá te dar muitas dicas importantes.

Att,

Marcos
Responder

07/02/2014

Marcio Araujo

Leandro, totalmente esclarecedor.

obrigado.
Responder

08/02/2014

Roniere Almeida

eu fiz o tecnologo, no periodo do curso fiz uns 3 projetos integrados(projeto final).
Responder

09/02/2014

Marcio Araujo

eu fiz o tecnologo, no periodo do curso fiz uns 3 projetos integrados(projeto final).


todos os tecnologos daqui são assim.
Responder

13/02/2015

San

Diante da triste realidade em que 90% dos acadêmicos/as não têm orientador, fica difícil desenvolverem monografias de ponta, ainda mais em tempo recorde: 2 dias ou faça sua dissertação em 4 dias. Com base neste relato, a questão problemática acima pode ter a incrível resposta POSITIVA. É possível você aprender a realizar sua monografia sem pagar para falsos vendedores ou falsos comerciantes que prometem a garantia do seu trabalho, colocando você em risco. Na verdade, para que pagar para ser enrolado se vc pode resolver isso de forma legal, prática e objetiva? Basta contratar quem de fato entende da eficiente técnica desde 1.999 e em todas as áreas. ELE NÃO FARÁ E NEM VENDERÁ TCC PARA VC, mas ensinará vc a fazer em tempo recorde! Procure por 'melhoro sua monografia'. Mais dica: é de Brasília. É o cara! Já foi entrevistado pelo Jornal da Globo e Record! É fera!
Responder

13/02/2015

San

Diante da triste realidade em que 90% dos acadêmicos/as não têm orientador, fica difícil desenvolverem monografias de ponta, ainda mais em tempo recorde: 2 dias ou faça sua dissertação em 4 dias. Com base neste relato, a questão problemática acima pode ter a incrível resposta POSITIVA. É possível você aprender a realizar sua monografia sem pagar para falsos vendedores ou falsos comerciantes que prometem a garantia do seu trabalho, colocando você em risco. Na verdade, para que pagar para ser enrolado se vc pode resolver isso de forma legal, prática e objetiva? Basta contratar quem de fato entende da eficiente técnica desde 1.999 e em todas as áreas. ELE NÃO FARÁ E NEM VENDERÁ TCC PARA VC, mas ensinará vc a fazer em tempo recorde! Procure por 'melhoro sua monografia'. Mais dica: é de Brasília. É o cara! Já foi entrevistado pelo Jornal da Globo e Record! É fera!
Responder

13/02/2015

San

Diante da triste realidade em que 90% dos acadêmicos/as não têm orientador, fica difícil desenvolverem monografias de ponta, ainda mais em tempo recorde: 2 dias ou faça sua dissertação em 4 dias. Com base neste relato, a questão problemática acima pode ter a incrível resposta POSITIVA. É possível você aprender a realizar sua monografia sem pagar para falsos vendedores ou falsos comerciantes que prometem a garantia do seu trabalho, colocando você em risco. Na verdade, para que pagar para ser enrolado se vc pode resolver isso de forma legal, prática e objetiva? Basta contratar quem de fato entende da eficiente técnica desde 1.999 e em todas as áreas. ELE NÃO FARÁ E NEM VENDERÁ TCC PARA VC, mas ensinará vc a fazer em tempo recorde! Procure por 'melhoro sua monografia'. Mais dica: é de Brasília. É o cara! Já foi entrevistado pelo Jornal da Globo e Record! É fera!
Responder

13/02/2015

San

Diante da triste realidade em que 90% dos acadêmicos/as não têm orientador, fica difícil desenvolverem monografias de ponta, ainda mais em tempo recorde: 2 dias ou faça sua dissertação em 4 dias. Com base neste relato, a questão problemática acima pode ter a incrível resposta POSITIVA. É possível você aprender a realizar sua monografia sem pagar para falsos vendedores ou falsos comerciantes que prometem a garantia do seu trabalho, colocando você em risco. Na verdade, para que pagar para ser enrolado se vc pode resolver isso de forma legal, prática e objetiva? Basta contratar quem de fato entende da eficiente técnica desde 1.999 e em todas as áreas. ELE NÃO FARÁ E NEM VENDERÁ TCC PARA VC, mas ensinará vc a fazer em tempo recorde! Procure por 'melhoro sua monografia'. Mais dica: é de Brasília. É o cara! Já foi entrevistado pelo Jornal da Globo e Record! É fera!
Responder

14/02/2015

Lucas Ramos

Boa Tarde

Um conselho que dou, é se não tiver nenhuma ideia do que fazer, você pode pegar o mesmo tema de um TCC aprovado da sua faculdade, e usar como base para o seu, não estou dizendo para você copiar o TCC do outro, e sim dar continuidade a pesquisa ou tema abordado, isso é aceito, mas primeiramente tem que verificar com o seu professor de faculdade que irá lhe auxiliar.
Responder

02/03/2015

Amós Santos

Amigo, antes de mais nada, peço que ignore os spams que um usuário forçou aqui neste post. Em segundo lugar, o melhor trabalho é aquele que atende a uma necessidade do mercado, mas que também se identifica com o seu jeito de trabalhar. Por exemplo, você pode fazer algo relacionado com inteligência artificial, se você gostar do tema, porque com certeza é um tema com larga aceitação no mercado hoje. Mas tem que ser algo que lhe cause animação, porque o TCC é trabalhoso demais, e se for um tema que você não escolheu por gostar, vai acabar desistindo. Mesmo assim, colocarei algumas sugestões para que você tenha um leque de opções, se é o que quer:

- Área da saúde: qualquer clínica, hospital, postinho de saúde, é deficiente de sistemas de informação. A saúde em geral no Brasil é de uma desorganização enorme, basta você pesquisar e encontrará necessidades neste mercado;

- E-Learning: hoje em dia é um mercado emergente. Sistemas que facilitam o aprendizado à distância são uma necessidade, e faculdades e escolas particulares apreciam muito qualquer novidade nesta área;

- Canal Faculdade/Alunos: Você pode implementar um canal de comunicação rápida entre a secretaria de sua faculdade e os alunos. É comum essa comunicação ser problemática, e lenta quando feita via e-mail. Se a entidade adquirir um software que possa ser homologado como canal oficial entre diretoria, secretaria e alunos, você estará bem encaminhado no final do curso.

Bom, há muito mais idéias, mas não vejo necessidade de listar. Termino dizendo que estou no mesmo barco. Faço faculdade pública de TI aqui em S. Paulo, e estou na época de elaborar meu TCC. Escolhi um tema ferrado, relacionado com inteligência artificial, mas isso porque gosto de desafios. Boa sorte na sua busca!!
Responder

02/03/2015

Marcio Araujo

Boa Tarde

Um conselho que dou, é se não tiver nenhuma ideia do que fazer, você pode pegar o mesmo tema de um TCC aprovado da sua faculdade, e usar como base para o seu, não estou dizendo para você copiar o TCC do outro, e sim dar continuidade a pesquisa ou tema abordado, isso é aceito, mas primeiramente tem que verificar com o seu professor de faculdade que irá lhe auxiliar.


É uma boa forma de desenvolver um trabalho tambem, mas não devemos deixar um trabalho desse nivel para ultima hora, isso requer bastante estudo e dedicação, não esqueçam.
Responder

15/01/2016

Jader Faverp

Um ótimo blog onde ensinam tudo sobre tcc é este: http://hotmart.net.br/show.html?a=D2669652J&ap=a7fa
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar