Fórum Template no Delphi? Tem como? #327269
11/08/2006
0
Alguém sabe como criar uma tela padrão, por exemplo de cadastro, pra cada vez que eu criar um cadastro no meu sistema eu não precise estar colocando os botões, tudo novamente? Como se fosse um template, cada vez que eu criar uma tela de cadastro nova, eu busco a base da tela (botões, tamanho da tela, configurações da tela) num template, ou algo assim)...
At.
Thiago.
Twcunha
Curtir tópico
+ 0Posts
11/08/2006
Rodc
Testa aí...
Gostei + 0
11/08/2006
Massuda
Se você não precisa compartilhar o form padrão entre diferentes projetos (por exemplo, cada projeto tem um form padrão diferente), você pode apenas criar o form padrão do projeto e herdar os forms do projeto desse form padrão (use File|New|<nome-do-seu-projeto>).
Gostei + 0
11/08/2006
Twcunha
At.
Thiago.
Gostei + 0
11/08/2006
Micheus
Para incluir um form no repositório:
1) Como disse antes, vc cria seu form com as características desejadas;
2) No modo em que vc visualiza o form (não o código - uso da tecla F12), acione o menu de contexto (botão direito do mouse) e selecione Add to repository...;
3) Na tela que aparece dê um título para seu ´template´, uma descrição, defina uma página pessoal (opção ideal) ou selecione uma das existentes, selecione um ícone para seu ´template´ ou utilize o padrão e em seguida click OK.
Para utilizar um form do repositório:
1) Vá no menu File->New->Other...;
2) Localize a guia (aba) que vc utilizou para adicionar seu template (item 3 da 1ª etapa);
3) Selecione o form (´template´) desejado, observando o modo como vc o utilizará: Copy, Inherit ou Use.
Quando vc opina por:
- Copy, é como se vc simplesmente fizesse uma cópia do código do form que vc colocou no repositório (só que quem faz é o Delphi). O código é exatamente igual ao mesmo;
- Inherit, é como se vc estivesse criando um componente que herda as características da classe anterior (o que realmente ocorre). No código a declaração da classe atual não herda de TForm (normal), mas sim da classe do form no repositório. Isto implica no fato de que se vc alterar o form constante no repositório, estas altereções se reflitirão no form que descende dele;
- Use, nesta modalidade vc estará utilizando o form propriamente dito. Seria equivalente a vc utilizar a opção Add to project....
Para alterar/excluir um ´template´ adicionado ao repositório:
1) Vá no menu Tools->Repository...;
2) Selecione a página (guia) onde vc adicionou seu ´template´;
3) Selecione o Objeto (´template´) e utilize os botões Edit ou Delete.
Lembrando que alterar, neste caso não se refere ao form, mas sim as definições que vc informou no item 3 da primeira etapa (nome, guia, ...).
[]s
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)