Fórum Template no Delphi? Tem como? #327269

11/08/2006

0

Bom dia pessoal,

Alguém sabe como criar uma tela padrão, por exemplo de cadastro, pra cada vez que eu criar um cadastro no meu sistema eu não precise estar colocando os botões, tudo novamente? Como se fosse um template, cada vez que eu criar uma tela de cadastro nova, eu busco a base da tela (botões, tamanho da tela, configurações da tela) num template, ou algo assim)...

At.
Thiago.

Twcunha

Twcunha

Responder

11/08/2006

Rodc

É só você fazer o seu form padrão, clicar com botão direito nele e escolher a opção ´Add to Repository...´. Daí, para usar ele, estando no seu projeto, você vai em adicionar, novo, outros, e escolhe entre as opções o seu form. No momento de adicionar no seu projeto, você pode escolher se deseja simplesmente fazer uma cópia do formulário ou se deseja fazer inhirited, com esta opção marcada você vai criar um novo form descendendo o seu form padrão, ou seja, sempre que você alterar alguma coisa no seu form padrão, todos que usam ele também sofrem a alteração.
Testa aí...

Responder

Gostei + 0

11/08/2006

Massuda

A sugestão do rodc é boa se você tem que compartilhar o form padrão entre diversos projetos.

Se você não precisa compartilhar o form padrão entre diferentes projetos (por exemplo, cada projeto tem um form padrão diferente), você pode apenas criar o form padrão do projeto e herdar os forms do projeto desse form padrão (use File|New|<nome-do-seu-projeto>).

Responder

Gostei + 0

11/08/2006

Twcunha

Valeu pelas dicas, o que o rodc explicou era exatamente o que eu precisava pro meu sistema. Valeu amigo.

At.
Thiago.

Responder

Gostei + 0

11/08/2006

Micheus

Caso mais alguém se interesse... vou colar o que postei em outro forum, detalhado passo-a-passo. Vou exemplificar utilizando o D7.

Para incluir um form no repositório:
1) Como disse antes, vc cria seu form com as características desejadas;
2) No modo em que vc visualiza o form (não o código - uso da tecla F12), acione o menu de contexto (botão direito do mouse) e selecione Add to repository...;
3) Na tela que aparece dê um título para seu ´template´, uma descrição, defina uma página pessoal (opção ideal) ou selecione uma das existentes, selecione um ícone para seu ´template´ ou utilize o padrão e em seguida click OK.

Para utilizar um form do repositório:
1) Vá no menu File->New->Other...;
2) Localize a guia (aba) que vc utilizou para adicionar seu template (item 3 da 1ª etapa);
3) Selecione o form (´template´) desejado, observando o modo como vc o utilizará: Copy, Inherit ou Use.

Quando vc opina por:
- Copy, é como se vc simplesmente fizesse uma cópia do código do form que vc colocou no repositório (só que quem faz é o Delphi). O código é exatamente igual ao mesmo;
- Inherit, é como se vc estivesse criando um componente que herda as características da classe anterior (o que realmente ocorre). No código a declaração da classe atual não herda de TForm (normal), mas sim da classe do form no repositório. Isto implica no fato de que se vc alterar o form constante no repositório, estas altereções se reflitirão no form que descende dele;
- Use, nesta modalidade vc estará utilizando o form propriamente dito. Seria equivalente a vc utilizar a opção Add to project....

Para alterar/excluir um ´template´ adicionado ao repositório:
1) Vá no menu Tools->Repository...;
2) Selecione a página (guia) onde vc adicionou seu ´template´;
3) Selecione o Objeto (´template´) e utilize os botões Edit ou Delete.
Lembrando que alterar, neste caso não se refere ao form, mas sim as definições que vc informou no item 3 da primeira etapa (nome, guia, ...).

[]s

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar