Tendências em Desenvolvimento de software para iniciantes/intermediários?

20/12/2015

0

Boa noite, sou novo aqui no fórum, mas já fiz várias pesquisas e ainda não achei o que preciso.

Faço 2° período de Desenvolvimento de Sistemas, tô querendo pegar uma bolsa de iniciação científica na área de desenvolvimento (nada de infra), programar é o que realmente gosto.
Tava pensando em desenvolver um framework do tipo Cython, algo que, mesclasse a facilidade do programar em Python com o poder de manipulação de memória de C. Mas conversando com um amigo mais experiente, ele falou que isso é muito avançado, e sou muito verde ainda. Não quero dar essa ideia pro professor da pesquisa e acabar perdido.

Vocês conhecem algum tópico que seja tendência na área de programação, alto nível de preferência, e que seja relativamente interessante pra alguém iniciante/intermediário fazer uma pesquisa? Programo em Python, C, Java e PHP. Tava pensando em Data Mining com Python, mas não tenho certeza.

Então, sugestões?

Desde já, obrigado pela ajuda. :)
Igor Alvim

Igor Alvim

Responder

Posts

21/12/2015

Ssssssssssssssssssssssssss

Data mining é realmente uma área interessante, existe vários cursos no coursera e edx sobre isso. É algo bastante promissor e que certamente é e será muito útil para todas as organizações. Em relação ao projeto de pesquisa, isso depende de qual área você gosta mais, tendo em vista que 'programar' é muito pouco específico, tudo na computação envolve 'programar', desde compiladores, sistemas operacionais, estrutura de dados, web, etc, etc. Veja o que te mais convém e converse com os teus professores, qualquer coisa estou a disposição para ajudar.

Abrç.
Responder

21/12/2015

Igor Alvim

Opa Natan, Obrigado.

Eu não fui bem claro quando falei em "programar", o que quis dizer foi que dou preferência a tópicos que envolvem programação alto-nível e que não se relacionem muito com infra. Por exemplo, segurança digital, arduino, são coisas que mechem muito com conceitos de infraestrutura e programação baixo-nível. Ao meu ver, Data Mining é mais relacionado com Banco de Dados e Programação a nível de usuário, que me atrai mais, entende?

Outras opções que considero viáveis são pesquisas relacionadas a mobile, aplicativos móveis... Mas eu preciso de uma ideia definida antes de ir conversar com o professor.
Responder

21/12/2015

Jothaz

É muito dificil sugerir algo sem ter ideia do seu grau de conhecimento e mesmo interesses. É algo muito pessoal.

Com relação a criar um Framework decente é algo trabalhoso e requer um grande conhecimento. Mas já vi aqui no fórum mesmo o camarada cria um template e apregoa que é um Framework, então as vezes acho que não sei mais o que é Framework. kkk

Data Mining & Big Data hoje são uma tendencia e pode ser um caminho. "A internet das coisas" também é algo que esta em destaque e achoque é possível criar muita coisa de qualidade e útil. Outro assunto muito discutido é a "Realidade aumentada".

Sugiro que encontre um assunto que lhe dê prazer pesquisar, estudar e desenvolver, pois trabalhar com algo que você não gosta é contraproducente e um tormento.
Responder

21/12/2015

Eduardo Pessoa

Data Mining & Big Data hoje são uma tendencia e pode ser um caminho. "A internet das coisas" também é algo que esta em destaque e achoque é possível criar muita coisa de qualidade e útil. Outro assunto muito discutido é a "Realidade aumentada".


Acho que se insere na "Internet das coisas", programação Arduino.
Responder

21/12/2015

Jothaz

Data Mining & Big Data hoje são uma tendencia e pode ser um caminho. "A internet das coisas" também é algo que esta em destaque e achoque é possível criar muita coisa de qualidade e útil. Outro assunto muito discutido é a "Realidade aumentada".


Acho que se insere na "Internet das coisas", programação Arduino.


O conceito é bem mais abrangente, pois a ideia é conectar os itens usados do dia a dia à web.

Então podem ser de eletrodomésticos ao Goolge Glass.

Ou um cenário mais simples como por exemplo monitorar a temperatura, umidade e etc. em uma granja de criação de frangos por exemplo.
Responder

24/12/2015

Igor Alvim

Opa, Obrigado todos pela colaboração. Consegui um projeto do jeito que quero. Se chama Khan-Lite, é um projeto open source desenvolvido em Python que busca levar os cursos da Khan Academy para lugares sem conexão com a internet, e que funcione em computadores ruins, ou até um raspberry. Vou começar minha pesquisa em fevereiro.

Obrigado a todos pela colaboração :D
Responder

24/12/2015

Ssssssssssssssssssssssssss

Opa, Obrigado todos pela colaboração. Consegui um projeto do jeito que quero. Se chama Khan-Lite, é um projeto open source desenvolvido em Python que busca levar os cursos da Khan Academy para lugares sem conexão com a internet, e que funcione em computadores ruins, ou até um raspberry. Vou começar minha pesquisa em fevereiro.

Obrigado a todos pela colaboração :D


Qual o tema da sua pesquisa?
Responder

24/12/2015

Eduardo Pessoa

Pensei nisso tambem.

Ou um cenário mais simples como por exemplo monitorar a temperatura, umidade e etc. em uma granja de criação de frangos por exemplo.


Escutei esse exemplo e não acreditei! hehehehe
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar