Fórum Tive este erro no meu banco #41061
17/12/2003
0
Tive este erro no meu banco
database file appers corrupt()
wrong page type
page 401 is of wrong type(expected 5, found 3)
executei o comando: gfix -mend banco.gdb
perdi alguns registros de uma tabela mestre mas os registros da tabela detalhe desta continuaram existindo, ou seja, perdi a integridade delas, teria um outro parametro do gfix que deveria ter usado?
database file appers corrupt()
wrong page type
page 401 is of wrong type(expected 5, found 3)
executei o comando: gfix -mend banco.gdb
perdi alguns registros de uma tabela mestre mas os registros da tabela detalhe desta continuaram existindo, ou seja, perdi a integridade delas, teria um outro parametro do gfix que deveria ter usado?
Fabiogr
Curtir tópico
+ 0
Responder
Travain
Fábio, existem duas corrupções que ocorrem com os bancos de dados Firebird. A de páginas (como ocorreu com você) e a de cabeçaalho. A corrupção de página, geralmente é fácil recuperar, mas a de cabeçalho...
Um comando que pode ser usado geralmente é o:
GFIX -m -f -i BASEDEDADOS.GDB e logo em seguida fazer um backup e restaurá-lo. Geralmente resolve.
Outra coisa: as corrupções dos bancos de dados são mais frequentes em sistemas operacionais Windows e principalmente Windows 98 e ME. Se for este o seu caso, procure mudar pelo menos para o Win2000 Service Pack 4, os problemas diminuiram bastante. Manutenção periodica destes bancos também ajudam.
Até mais.
Um comando que pode ser usado geralmente é o:
GFIX -m -f -i BASEDEDADOS.GDB e logo em seguida fazer um backup e restaurá-lo. Geralmente resolve.
Outra coisa: as corrupções dos bancos de dados são mais frequentes em sistemas operacionais Windows e principalmente Windows 98 e ME. Se for este o seu caso, procure mudar pelo menos para o Win2000 Service Pack 4, os problemas diminuiram bastante. Manutenção periodica destes bancos também ajudam.
Até mais.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)