Fórum Trabalhar com cadastro de dados e imagens em tabelas diferentes #385127

30/08/2010

0

Bom dia pessoal,   Estou desenvolvendo um cadastro de alunos e cada registro deverá conter a foto.   Em pesquisas que fiz na net, muitos aconselham a criar um campo que contenha apenas o caminho da imagem, pois a tabela poderá ficar muito "pesada".   Mas em alguns sistemas que vi, abrindo a base de dados notei que o sistema trabalhava com 2 tabelas, uma contendo o cadastro em si, e a outra contendo as fotos referente ao cadastro.   Acredito que desta forma nem a tabela e nem o sistema ficarão sobrecarregados. Então é desta forma que pretendo montar o sistema.   Minha dúvida é, qual melhor maneira de buscar as fotos utilizando o ClientDataset, fazendo uma subconsulta no select ou criando um campo LooKup no próprio ClientDataset, ou alguma outra forma ?   Se tiver algum exemplo, melhor.   Obrigado,   Uelson
Uelson Cavalcante

Uelson Cavalcante

Responder

30/08/2010

Wilson Junior

Olha Uelson, eu ja utilizei 3 formas:

1ª Criar diretório para as imagens e salvar o caminho da imagem em um campo no registro:
    - Positivo: para carregar a imagem fica mais rápido dependendo da sua rede;
    - Negativo: as imagens não ficam centralizadas no banco de dados;

2ª Gravar a imagem no mesmo registro do aluno:
    - Positivo: as imagens ficam centralizadas no banco de dados;
    - Negativo:
        + o banco de dados fica muito grande;
        + o retorno do SQL pode ficar muito lento;

3ª Gravar a imagem em outra tabela e criar uma FK para o registro do aluno:
    - Positivo:
        + as imagens ficam centralizadas no banco de dados;
        + o retorno do SQL com a imagem somente é utilizado quando necessario (utilizando JOIN);
    - Negativo:
        + o banco de dados fica muito grande;
        + o retorno do SQL, somente dos dados do aluno e não da imagem, fica mais rápido;
        + o retorno do SQL com a imagem pode ficar muito lento;

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar