Fórum Trabalhar com filial, não sei nem por onde começo! #320034

26/04/2006

0

Como faço para disponibilizar a minha base para uma filial em outra cidade?
É o seguinte, na empresa funciona o meu sistema que já está em rede local na empresa, e agora o pessoal vai abrir uma filial em outra cidade, e gostaria de saber se alguém já passou por essa experiência e poderia me dar uma idéia de como fazê-lo, pra deixar o meu programa funcionando nessa filial, pensei em duas formas:
1. Todo dia pela manhã o sistema seria atualizado com a base do servidor e trabalharia com uma base local o no final do dia, enviava essa informação para a central, mais assim, não é seguro devido aos pagamentos dos clientes, pois, um cliente pode pagar nesse meio tempo e a informação não seria atualizada.
2. Trabalhar o tempo todo ligado ao servidor, mais como vou fazer para criar uma rede local assim tão distante, será que informando o IP do servidor, e permitindo o acesso remoto a esse, funcionaria?

Desde já agradeço a todos!

Paullsoftware

Paullsoftware

Responder

26/04/2006

M@gnun

2 - Sim funciona. Mas agora vem as questoes de velocidade, ip fixo ou randomico etc ...

Responder

Gostei + 0

26/04/2006

Paullsoftware

valeu :wink:
[quote:3623423627=´m@gnun´]2 - Sim funciona. Mas agora vem as questoes de velocidade, ip fixo ou randomico etc ...[/quote:3623423627]

O meu servidor tem IP fixo, mais a empresa teria que contratar algum serviço para tal tarefa? tipo, já temos o velox com modem ADSL roteado e posso fazer com que ele redirecione as solicitações externas para um determinado IP... :!: :!: :!:

Responder

Gostei + 0

26/04/2006

Numeros.info

Caro amigo, a melhor maneira de resolver esse problema é a empresa contratando um serviço da Embratel ou outra operadora que forneça um link com ip válido e ai então vc implementa uma solução baseada em Replicação de BD ou Seja vc tem cópias identicas da base de dados em ambos os pontos sincronizados pelo link usando triggers consturidas por vc mesmo ou então alguma ferramenta especifica para replicar o banco tipo o IBReplicator se vc trbalhar com IB/FB.

A revista ClubeDelphi na edição nº 67 publicou uma matéria sobre o assunto.

ps. Já fiz uso desta tecnología e realmente funciona.

Abraço e boa sorte.

Tadeu Rodrigues de Oliveira
Números Informática
sistemas@numerosinformatica.com.br

Responder

Gostei + 0

26/04/2006

Robotpost

Olá amigo.

Eu já trabalhei das duas formas sugeridas, tanto informando o IP do servidor da matriz, quanto com replicação.

Sempre usei SQL Server, e no caso da replicação, eu programa para que a mesma fosse efetuada em intervalos de tempo pré-determinado, mais de uma vez por dia, e não tive problemas com usuários procurando informações ainda não replicadas.

No caso de utilizar apenas uma base de dados na matriz, no caso o SQL Server, funciona perfeitamente, e vc tem a vantagem da atualização das informações em tempo real, mas vc percebe a diferença de velocidade.
No caso de operações como incluir UM registro em uma tabela, fazer uma consulta com poucos resultados, é até aceitável, pois não fica tão lento.
Mas no caso de uma consulta que retorne uns 1000 registros, aí a diferença é perfeitamente visível.

No meu caso as duas opções são viáveis, vai de adaptação.

Hoje estou usando replicação, e estou satisfeito, mas vale a pena estudar bem as duas opções, uma base central se usada de forma inteligente também fica legal.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Fernando

Responder

Gostei + 0

27/04/2006

Paullsoftware

pessoal, a minha idéia é contratar os serviços da Telemar ou Embratel para o aluguel de um link dedicado, com isso terei uma ligação direta da matriz com a filial, eu tenho um programa que faz qualquer micro na internet em qq lugar do mundo trabalhar como se fosse uma rede local, eu uso ele pra jogar on-line com meu primo que mora em SP por exemplo, to afim de fazer alguns testes com ele para esse processo somente pra ver o resultado, pq nesse caso o micro só precisa ter internet rápida instalada e crio uma rede virtual entre a matriz e as filiais como se fosse rede local!
aqui vai o link do programa para quem não conhece e gostaria de testar...
http://files.hamachi.cc/HamachiSetup-0.9.9.9-br.exe

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar