Fórum Trabalhar com Firebird #280715

09/05/2005

0

Ola pessoal,

Eu estou comecando a estudar o FireBird para migrar meus sistemas feitos em Paradox, e gostaria de tirar algumas duvidas que vem surgindo.

1 - No paradox possue o campo autoincremento, mas no firebird nao tem ,mas li que no firebird tem com criar atraves de triggers um campo que faz este autoincremento.
Minha duvida e se quando eu estou inserindo algums items(Pedido)e preciso cancelar o pedido, o campo que e gerado nao e inserido ate que se de commit.

2 - No firebird e usado o applyupdates para pode inserir/alterar/excluir, mas eu posso usar tambem os comandos SQL como Insert/Update/delete
dentro das minhas aplicacoes, e o que significa applyupadates(-1)..

3 - No firebird quando um item e atualizado por um usuario , este item pode ser automaticamente mostrado em outra tela aberta como em um DBGrid, como posso fazer isto..

4 - Como posso fazer para imprimir em uma impressora de rede , dados de uma maquina cliente dentro da minha aplicacao.Ex.: um pedido que esta sendo tirado por um usuario no balcao da loja e imprimir na impressora que fica no caixa..

5 - Como eu uso paradox e comandos SLQ Insert/UPDate/Delete nos fontes, gostaria de saber se preciso fazer muitas modificacoes dentro do fonte ou somente no Datamodule da aplicacao para se conectar ao firebird.

6 - Estou fazendo alguns exemplos para aprender a usar o firebird e ate agora estou gostando muito, e gostaria de poder obter mais informacoes sobre este banco de dados , se alguem tiver algum site, apostila, exemplo e puder dispor para estudo ficarei muito agradecido.

7 - Gostaria tambem de aprender sobre modelagem de dados, acho que muito importante para gerar base de dados e se alguem conhecer algum curso ou livro por favor me indiquem.

Obs.: Tenho um sistema para entregar em uma escola com prazo estipulado e tem que ser desenvolvido em firebird, por isso preciso aprender rapido o usar este banco de dados.

obrigado.

ate +

Chmelo

Chmelo

Responder

10/05/2005

Chmelo

É acho que niguem trabalha com firebird aqui...

eta forunzinho!!!!!!!!

Responder

Gostei + 0

10/05/2005

Kotho

Coleguinha....

Esse ´forumzinho´ já me ajudou, e muito...

O grande problema da humanidade é por a culpa (que geralmente é da própria pessoa) nos outros... Se ninguém respondeu, ou é porque faltou informação, ou é porque está confuso... eu particularmente acho que você escreveu um texto muito grande, que só de olhar da medo...

Tenho certeza que todos aqui, assim como eu, são pessoa ocupadas, e que no seu tempo livre, fazem uma caridade, e ajudam as pessoas naquilo que têm dificuldade. Ou seja, ninguém é obrigado a te responder. Eu mesmo já postei varias dúvidas que não tiveram resposta... mas e daí, muitas outras respostas eu achei só acompanhando, ou, as vezes, pesquisando no fórum.

Não sei se você percebeu que este forum é dividido (e por sinal, muito bem organizado)...

Existe uma seção exclusiva para Banco de dados, e dentro dessa uma exclusiva para o FIREBIRD...

Tenta colocar lá...

Responder

Gostei + 0

10/05/2005

Vinicius2k

É acho que niguem trabalha com firebird aqui... eta forunzinho!!!!!!!!

Colega,

De nada adianta o tom desafiador em sua colocação. Ninguém aqui precisa provar nada para ninguém.

Tenho certeza que as suas questões seriam respondidas por mim ou outro colega que trabalha com Firebird, assim que houvesse tempo disponível para responder todas as 7 questões.
Porém, face à seu desprezo pelo fórum, desconfio que nenhum dos colegas irá lhe responder. Torça para que eu esteja enganado.

T+

Responder

Gostei + 0

10/05/2005

Edilcimar

eu prometo responder dentro de 30 dias

Responder

Gostei + 0

10/05/2005

Faelcavalcanti

[quote:b9cccfd275=´chmelo´]É acho que niguem trabalha com firebird aqui... eta forunzinho!!!!!!!!

Colega,

De nada adianta o tom desafiador em sua colocação. Ninguém aqui precisa provar nada para ninguém.

Tenho certeza que as suas questões seriam respondidas por mim ou outro colega que trabalha com Firebird, assim que houvesse tempo disponível para responder todas as 7 questões.
Porém, face à seu desprezo pelo fórum, desconfio que nenhum dos colegas irá lhe responder. Torça para que eu esteja enganado.

T+[/quote:b9cccfd275]

Também concordo com o Vinicius, ainda mais que o tema proposto é muito aberto e são questões que levam tempo a ser levantados de forma a beneficiar não só a você mas toda a comunidade, então todos passamos por dificuldade, essa é uma área em que tormar decisões é essencial ou a procura delas em uma comunidade. Você poderia dividir vários tópicos para um determinado assunto levando em consideração o seu objetivo. Mas não se preocupe que aparecerão algumas soluções, mas enquanto não aparecem você poderá utilizar a ferramenta [url=http://forum.clubedelphi.net/search.php]pesquisar[/url] para ver experiência passada por outros e meios que envolve riscos e debater com alguns amigos seus aí no seu meio. Para programador é assim mesmo só conseguimos algo correndo atrás e tentando compartilhar com os outros.

Responder

Gostei + 0

10/05/2005

Raserafim

parabéns pelo dom do tom da reconciliação faelcavalcanti, mas não consigo ser assim. fico logo irado.

vem um sujeito tira onda com o forum, e consequentemente com todos nós, e depois agente fica passando a mão na cabeça...haaa vá se .....

o cara coloca um monte de perguntas sobre coisas diferentes, e algumas delas é só procurar na ferramenta de busca que tem respostas. mistura banco de dados com delphi, mistura banco de dados com o componente clientdataset, em fim, mesmo sem contar com o afronto que foi feito ao forum já acharia difícil alguém responder a todas aquelas perguntas, quando deveriam estar organizadas em tópicos diferentes e distribuidas em foruns diferentes.

a resposta foi colocada em um dia e já no outro o cara tava reclamando.
nós fazemos do forum um lugar de fonte de conhecimento, companherismo e lazer, pois quando respondemos uma dúvida de alguém nos sentimos bem, e quando temos a nossa dúvida respondida somos grato. este forum tem várias pessoas que são assíduos na prontidão para responder gastando (mas nunca perdendo) uma parte de seu tempo para estar aqui no forum e devem ter ficado irritado com a declaração (´eta forunzinho!!!!!!!!´).

esse tipo de menbro como chmelo, na minha opinião, não serve para o fórum; e vou ficar irado comigo mesmo quando algum dia, por acidente, eu responder uma resposta pra esse cara.

Responder

Gostei + 0

11/05/2005

Chmelo

Bom dia, gostaria de pedir desculpas pela esta ridicula colocacao dentro do forum , pois meu nome e Carlos H.Melo, sou assinante da clube delphi a mais de 3 anos, e queria pedir desculpas pois quando fiz o cadastro no forum eu trabalhava em uma empresa e compartilhava a mesma senha com algumas pessoas que assinavam a revista junto e nos fizemos o cadastro em um so nome e foi esta ou estas determinadas pessoas que agem de ma fe.
Uso muito este forum para consulta e atualmente estou desempregado e nao estou usando o forum para consulta . Fiquei sabendo atraves de pessoas que a senha estava sendo usada para colocar este tipo de mensagem que e sem comentario.

mais uma vez desculpe pelo transtorno e estou mudando a minha senha e o meu email que esta da empresa antiga para um novo.

ao amigos do forum Vinicius2K, Kotho,Edilcimar,FaelCavalcanti e Raserafim e a todos os pessoal do forum clubedelphi minhas desculpas.

Carlos Melo

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar