Fórum Transação com dbExpress e Mestre/detalhe #39471
15/10/2003
0
Pessoal,
estou fazendo meu 1o. prgm. com transação utilizando D7, dbExpress, e pelo que tenho lido, a transação deve englobar todo o processo. No caso de emitir uma nota fiscal por exemplo, como é que se define a transação quando tem que incluir o reg. mestre, depois tem que tratar o reg. dos ítens da nota e gravá-los individualmente.
A minha dúvida é que tem vários eventos durante o processo, e deve-se
iniciar e finalizar a transação dentro de uma procedure, certo?
Quando iniciar a transação eu sei que é no evento do reg.mestre, mas e depois, o commit dos itens e o no final da nota devo ajustar os totais da nota novamente, com outro evento.
Alguém teria um exemplo de como fazer estas transações com dbExpress e mestre/detalhe, pois não entendi bem como fazer com os procedimentos intermediários que acontecem durante o processo,.
E no TransactioID que número devo utilizar? Este número de transação não será o mesmo se outras estações startarem o programa tb?
Agradeço desde ja´ as informações.
Obrigado.
Jack
estou fazendo meu 1o. prgm. com transação utilizando D7, dbExpress, e pelo que tenho lido, a transação deve englobar todo o processo. No caso de emitir uma nota fiscal por exemplo, como é que se define a transação quando tem que incluir o reg. mestre, depois tem que tratar o reg. dos ítens da nota e gravá-los individualmente.
A minha dúvida é que tem vários eventos durante o processo, e deve-se
iniciar e finalizar a transação dentro de uma procedure, certo?
Quando iniciar a transação eu sei que é no evento do reg.mestre, mas e depois, o commit dos itens e o no final da nota devo ajustar os totais da nota novamente, com outro evento.
Alguém teria um exemplo de como fazer estas transações com dbExpress e mestre/detalhe, pois não entendi bem como fazer com os procedimentos intermediários que acontecem durante o processo,.
E no TransactioID que número devo utilizar? Este número de transação não será o mesmo se outras estações startarem o programa tb?
Agradeço desde ja´ as informações.
Obrigado.
Jack
Jack Stone
Curtir tópico
+ 0
Responder
Afarias
|pelo que tenho lido, a transação deve englobar todo o processo. No caso
|de emitir uma nota fiscal por exemplo, como é que se define a transação
|quando tem que incluir o reg. mestre, {...}
A transação na verdade engloba um conjunto de ações no banco (inserts, updates, deletes) que VOCÊ deseja que sejam salvas todas juntas como um BLOCO -- ou TUDO é salvo ou NADA é salvo!
No ex. da nota fiscal, ou é salvo todos os items e a nota ou não é salvo nada.
|A minha dúvida é que tem vários eventos durante o processo, e deve-se
|iniciar e finalizar a transação dentro de uma procedure, certo?
NÃO!! ...e em IB ou FB isso nem é possível!
|Quando iniciar a transação eu sei que é no evento do reg.mestre, mas e
|depois, o commit dos itens e o no final da nota devo ajustar os totais da
|nota novamente, com outro evento.
Não entendi!!
No mais... alguem com experiência com DBX pode explicar melhor.
T+
|de emitir uma nota fiscal por exemplo, como é que se define a transação
|quando tem que incluir o reg. mestre, {...}
A transação na verdade engloba um conjunto de ações no banco (inserts, updates, deletes) que VOCÊ deseja que sejam salvas todas juntas como um BLOCO -- ou TUDO é salvo ou NADA é salvo!
No ex. da nota fiscal, ou é salvo todos os items e a nota ou não é salvo nada.
|A minha dúvida é que tem vários eventos durante o processo, e deve-se
|iniciar e finalizar a transação dentro de uma procedure, certo?
NÃO!! ...e em IB ou FB isso nem é possível!
|Quando iniciar a transação eu sei que é no evento do reg.mestre, mas e
|depois, o commit dos itens e o no final da nota devo ajustar os totais da
|nota novamente, com outro evento.
Não entendi!!
No mais... alguem com experiência com DBX pode explicar melhor.
T+
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)