Tratamento de dados incorretos

12/07/2004

0

Tenho vários campos que devem ser verificados ante de ser dado update, queria saber a forma maios simples de tratar estes possíveis erros , individualmente !


Deryck

Deryck

Responder

Posts

12/07/2004

Lucas Silva

Você usa o que?
Query, Table, DataSet...

Explica mais a sua dúvida ae..


Responder

12/07/2004

Deryck

[quote:b7a7a54843=´Lucas Alves Silva´]Você usa o que?
Query, Table, DataSet...

Explica mais a sua dúvida ae..[/quote:b7a7a54843]


IBquery, Clientdataset, IBtransaction , IBdatabase , DataSource , ClientdatasetProvider!


Responder

12/07/2004

Lucas Silva

Na query tem um evento que chama before post,
nele vc pode fazer estas verificações ae.


Responder

12/07/2004

Tnaires

Dependendo do banco, a melhor maneira de vc tratar esses erros é no próprio banco, e escrevendo um método genérico de tratamento de erros para sair apontando nos eventos OnPostError de seus DataSets. Por exemplo, no Access, vc pode atribuir uma Regra de Validação ao campo, e escrever uma mensagem de erro na propriedade Texto de Validação logo abaixo. No objeto Exception gerado pelo Delphi em caso de erro, seu Texto de Validação aparece no método Message. Em bancos como o InterBase/FireBird, vc pode criar triggers que conferem os valores antes de inserir os dados e criar suas respectivas exceções. Resumindo: qto mais a gente puder separar os tratamentos de erro do Delphi, melhor.
Entretanto, se vc quiser deixar pro Delphi mesmo, use o evento BeforePost do DataSet, confira os valores e dispare um Exception se der erro.
Abraços


Responder

12/07/2004

Deryck

[quote:a00c19baf6=´Lucas Alves Silva´]Na query tem um evento que chama before post,
nele vc pode fazer estas verificações ae.[/quote:a00c19baf6]


me da um exemplo desse tipo de verificação , tenho que verifica pra mais de 25 campos, queria ver uma forma amsi rápida de fazer isso ! Mas tebnho que verifica individualmente !


Responder

12/07/2004

Paulo_amorim

Olá

Acho que o melhor eh você testar os campos isoladamente...
Cada validação, um IF...
Colocando isso antes de executar garante que seus dados estarão seguros...

Espero qe ajude
Ate+


Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar