Fórum travamento pc - URGENTE #413076

22/02/2012

0

Bom dia!

Tenho uma aplicacao em delphi7 com BDE que roda há mais de 6 anos em varios clientes, porém recentemente coloquei em um cliente e apresentou inicialmente erro memoria insuficiente, mudei o blobtocache e mudei as manipulacoes das tabelas por store_procedure, e ao fazer pesquisas nas tabelas utilizo query ou entao, abro a tabela faco a pesquisa e fecho novamente.
Acontece que nos dias de maiores movimentos o pc trava e so funciona o mouse mas nao adianta clicar em nada pq nada funciona somente o mouse mesmo e tem de reiniciar o bota, mas ai ele funciona uns 10 min. e trava novamente.
Mas esses dias de movimento sao justamente os dias de maior calor onde a temperatura no local onde estao os pcs passa dos 30o. Pode ser o calor? Ou algo na aplicacao? Pq nao trava nos outros Clientes? Ja fiz varios testes e nao trava com a gente, sao 2 estacoes e 1 servidor tudo com XP.

Obrigado
Rosana Automação

Rosana Automação

Responder

22/02/2012

Marco Salles

Pode ser tudo isto

Como esta o consumo de memória ???

sua Aplicação esta liberando recursos ???

Ja testou isto com o FastMM ???

ja trocou a memória do Pc ???
Responder

Gostei + 0

22/02/2012

Rosana Automação

Quanto a memória o consumo não é muito eu já verifiquei.

O pc é novo e ocorre em duas estações, quanto ao FASTMM eu nao usei, vc pode me dar uma dica sobre ele, por gentileza?
Responder

Gostei + 0

22/02/2012

Marco Salles

se o consumo de memória não esta elevado , apesar de voce dizer que o erro é memórua insuficiente ,
voe deve esta liberando corretamente os recursos de sua aplicação

No Delphi7 o Fastmm não é integrado .

http://marcosalles.wordpress.com/2009/09/03/falando-sobre-detectando-vazamentos-de-memoria-no-delphi-2006-erick-sasse/

Outra possibilidade é a configuração do BDE .. Lembro que quando usava o BDE , sempre em fases de teste
dava este erro de memória insuficiente e tinha que finalizar o projeto ou o Delphi ( não lembro ao certo
se era um ou se era o Outro)

Mas pode tb (ja que voce praticamente descartou problema relacionado ao Hardware apresar que temperatura esta
mais relacionado ao Hardware do que ao Software) , ser um problema relacionado a configuração do BDE

Lembro disso h amuito tempo atrás

Project EnviaEmail.exe reaised exception class EDBEngineError with
messageInsufficient memory for this operation. Alias.
Process stopped. Use Step or Run to continue.

Para evitar esses erros aumente a Memoria Compartilhada:
Vá ao BDE Administrator (que esta no dir do Delphi), Configuraçoes, INIT
Mude a propriedade SHAREDMEMSIZE para um valor maior (sempre uma potencia de 2)...
8192 jah eh bom...ele trava menos!! !

esta solução apresentei aqui mesmo neste tópico

http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=54784&highlight=bde+memoria

Para dois amigos o resultado foi satisfatório

espero que seje para voce tb

Responder

Gostei + 0

22/02/2012

Rosana Automação

Sim vc já fez mesmo na resolução de insuficiencia de memória eu fiz isso e o erro sumiu, mas agora o cliente alega apenas que o pc trava, nao aparece mensagem alguma e apenas o mouse se movimenta, porem se vc clicar em algo nada acontece e ele tem de reiniciar no botao, é esse o erro q está ocorrendo no momento.

Eu instalei o Fastmm e ele apresentou alguns erros que já corrigi apenas um erro q esta ocorrendo de 21-36 bytes: TCriticalSection 1x que está ocorrendo e que estou procurando a fonte do problema para resolver.

Os demais eram erros de Bitmap e Stringlist, essa pode ser a fonte do travamento??

Responder

Gostei + 0

22/02/2012

Marco Salles

Sim vc já fez mesmo na resolução de insuficiencia de memória eu fiz isso e o erro sumiu,

1) Um erro a menos

mas agora o cliente alega apenas que o pc trava, nao aparece mensagem alguma e apenas o mouse se movimenta, porem se vc clicar em algo nada acontece e ele tem de reiniciar no botao, é esse o erro q está ocorrendo no momento.

2) Indica que algum processo pode estar sendo executado e pode estar em conflito com outro ou mesmo não esta
sendo finalizado

Eu instalei o Fastmm e ele apresentou alguns erros que já corrigi apenas um erro q esta ocorrendo de 21-36 bytes: TCriticalSection 1x que está ocorrendo e que estou procurando a fonte do problema para resolver.

3) Voce esta utilizando alguma Threads ? . A mensagem parece que é que voce criou e não esta o finalizando?

Veja pode acontecer que duas ou mais THreads esteja compartilhando de um mesmo objeto ( lendo ou gravando informaçoes)
desta maneira as THreads podem entrar em conflito se não for aplicado tecincas de Sicronização ( Critica Section , Mutex
Semaphore )

4)
Os demais eram erros de Bitmap e Stringlist, essa pode ser a fonte do travamento??

Na nossa área tudo pode , mas a principio podemos deixar esta opção em segundo plano e tentar atacar outro
caminho
Responder

Gostei + 0

23/02/2012

Rosana Automação

Bom dia,

Eu nao utilizo Threads, porem eu criei um projeto apenas com um botao e as uses que utilizo no meu projeto, e com as uses aparece a mesma mensagem de TCriticalSectorial atraves do FASTMM4, me falaram que o indy causa esse tipo de mensagem que na vdd nao é erro só a mensagem.

Outro detalhe esse mesmo software testado nas mesmas condicoes do cliente aqui na empresa e nao apresenta travamento.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar