GARANTIR DESCONTO

Fórum Trigger para atualizar estoque de locadora #523820

23/06/2015

0

Bom, sou novo nesse ramo de Banco de Dados, e como curioso, estou tentando aprender, sempre buscando aqui nesse fórum que por sinal é muito bom.

O problema é o seguinte: Tenho quatro tabelas criadas, tenho a tabela de Clientes, tenho a tabela de Filmes, tenho a tabela de Aluguel (aqui faço a relação de cliente com o filme), e tenho a tabela de Estoque.
A Trigger que eu gostaria de criar deve fazer o seguinte:

Após inserir na tabela aluguel (tabela aluguel vem com os atributos: cliente_id, filme_id, e data_aluguel), ele deverá comparar o filme_id presente na tabela aluguel com o filme_id presente na tabela de estoque e então atualizar, caso for igual, atualizar a quantidade da tabela de estoque (tabela estoque vem com os atributos estoque_id, filme_id, estoque_quantidade) deve atualizar subtraindo um da quantidade atual. Entretanto, estou fazendo este Trigger e ao atualizar na tabela de aluguel ele me imprime um erro:
"Unknown table 'aluguel' in field list". Segue abaixo o Trigger que fiz e não deu certo.

DELIMITER //
CREATE TRIGGER trg_saida_filmes_ai AFTER INSERT ON aluguel
FOR EACH ROW
BEGIN
IF (aluguel.filme_id = estoque.filme_id) THEN
UPDATE estoque INNER JOIN aluguel on estoque.filme_id = aluguel.filme_id
SET new.estoque.estoque_quantidade = estoque.estoque_quantidade - 1
WHERE aluguel.filme_id = estoque.filme_id;
END IF;
END //
DELIMITER //

Peço a compreensão de todos, pois apenas estou tentando aprimorar meus conhecimentos. Agradeço desde já.
Dark Magician

Dark Magician

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar