Trigger para gravação de LOG

16/10/2018

0

Boa noite pessoal,

Sou novato no mundo Oracle e estou com dificuldades em criar uma trigger que toda vez que um produto for alterado, deverá criar um registro de LOG.

Criei a trigger abaixo porém não tenho certeza de que estar certa, pois esta apresentando a mensagem "2/48 PL/SQL: ORA-00984: coluna não permitida aqui" na linha os está AFTER UPDATE OR INSERT ON PRODUTO.

CREATE OR REPLACE TRIGGER CREATE_LOG
AFTER UPDATE OR INSERT ON PRODUTO
FOR EACH ROW
BEGIN
INSERT INTO LOG VALUES (NEXTVAL,''02/10/2018'', "log criada" );
end;

Além disso, no insert, coloquei apenas uma data simbolica, pois tem que inserir a data atual e não faço ideia de como fazer isso.

Segue estrutura da tabela LOG:
IDLOG NUMBER(38,0)
DATA DATE
DESCRICAO VARCHAR2(255 BYTE)

podem me ajudar por favor ?
Caique

Caique

Responder

Post mais votado

17/10/2018

bom dia,

Esse insert funciona fora da trigger?

Acredito que vc tenha que informar o nome da sequence antes do nextval, tenta direto no sql alterando a aspas duplas para simples conforme abaixo:

INSERT INTO log VALUES (NOME_DA_SEQUENCIA.nextval, '05/10/2018', 'log criada' );

Ricardo Pestana

Ricardo Pestana
Responder

Mais Posts

17/10/2018

Emerson Nascimento

para obter a data, utilize SYSDATE
Responder

17/10/2018

Caique

Obrigado Ricardo! deu certo.

Criei uma sequence para o nextval.

Porém para efeito de melhoria na descrição do LOG, quero que no insert, na coluna "Descricao" (último campo após o SYSDATE no insert da trigger abaixo) seja exibido o id do produto que foi alterado e o campo que foi alterado, como por exemplo 'Produto (ID produto) alterado (ex. Quantidade)' . É possível ?

Abaixo segue trigger criada.

CREATE OR REPLACE TRIGGER CREATE_LOG
AFTER UPDATE OR INSERT ON PRODUTO
FOR EACH ROW
BEGIN
INSERT INTO LOG VALUES (IDLOG.NEXTVAL,SYSDATE, 'Produto Alterado');
end;

Muito obrigado pela ajuda.
Responder

17/10/2018

Emerson Nascimento

INSERT INTO LOG VALUES (IDLOG.NEXTVAL,SYSDATE, 'Produto ' || cast(:NEW.IDPRODUTO as varchar(10)) || ' alterado' );
Responder

17/10/2018

Caique

Demais Emerson! Muito obrigado pela ajuda!
Responder

24/11/2019

Arilson

CAIQUE, COMO FICOU O SEU CODIGO FINAL ?
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar