Unidades de Medida

19/05/2009

0

Ola a todos!

Estou com uma dúvida.
Estou devenvolvendo uma aplicação que irá trabalhar com varios tipos de produtos distintos. Por isso existirá várias unidade diferentes para um mesmo tipo (Ex: um produto pode ter sua unidade de peso em quilograma, grama, tonelada,...)

Alguem pode me ajudar sobre algum padrão para tratar esse assunto ou ainda com algumas dicas de como seria uma melhor implementação neste caso.

Grato


Zefiro

Zefiro

Responder

Posts

06/06/2009

Discorpio

Boa tarde. Zefiro.

Tudo isto se falar também do produto vendido no atacado e no varejo.
Xiii... :!: :!: :!:

Não quero complicar a sua vida, porém como tudo hoje em comércio se vende de tudo de diversas maneiras, por exemplo, banana e laranja vendida a Kg e não a dúzia, o mesmo ocorrendo com o pão, neste caso, voce terá que fazer vários registros de um mesmo tipo de produto em sua tabela produtos.

Vamos a um exemplo de produtos vendidos em farmácia:

1º) Seringa descartável a unidade (Varejo), R$ 3,90 e a caixa contendo 12 unidades (Atacado), R$ 39,00 com duas grátis.

2º) Doril comprindo, cartela com 2 comprimidos, R$ 2,00, cartela com 6 comprimidos R$ 5,00 e com 12 comprimidos R$ 10,00

Produtos vendidos a Kilo em supermercado

3º) Café pilão 500 g R$ 5,90 e Café pilão solúvel vidro com 300 g R$ 4,90
Valendo lembrar que o café solúvel é mais caro que o normal.

4º) Banana Kg R$ 3,10 e a dúzia R$ 2,90

Em suma, na sua tabela de produtos, voce terá que registrar várias vezes o mesmo produto conforme a várias maneiras que ele é vendido, pois cada forma de vender um mesmo produto, no supermercado por exemplo recebe uma codificação de barras. Para isso voce deve criar um campo na sua tabela Produtos com a descrição da forma como ele é vendido, exemplo de nome desse campo pode ser ´Unidade_Peso_Engradado´.


Responder

06/06/2009

Fernandoaco

Eu utilizo tres tabelas Produto, Estoque e Unidade, em estoque tenho o mesmo produto com unidades diferentes.

Fernando Oliveira


Responder

07/06/2009

Discorpio

Bom dia a todos.

Também é uma boa idéia.

Você tendo uma tabela só para cadastrar as unidades de medida, permite que voce cadastre apenas um único registro para cada tipo de produto na tabela Produtos, distribuindo assim melhor os registros, entretanto, o preço do produto deve ficar registrado na tabela de Medidas e quando montar a consulta, terá que juntar as tres tabelas (Produto, Medida e Estoque).

Um coisa que esqueci de falar no meu post anterior, é que em controle de estoque existe também a tabela ´Fornecedores´ a qual deve-se associar PK -> FK com a tabela Produtos, a menos que voce seja o Fornecedor, neste caso então esta tabela é desnecessária, a não ser é claro que também voce seja um Fornecedor de vários produtos de outros Fornecedores (Mercado intermediário ou informal que na gíria popular é ´Atravessador´).


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar