Update entre tabalas

18/06/2022

0

SQL

Bom dia a todos!!! Estou com um pequeno problema para resolver e não estou conseguindo um método para resolver. é o seguinte, tenho 3 tabelas, uma setor (id_setor, nome_setor, liberado), outra usuario (id_usuario, username, passwd, id_setor) e outra que é a junção de ambas anterior setores_usuarios (id_setor, id_usuario)

Ao cadastrar um usuario seleciono quais setores este usuario podera ter acesso e é gravado o id_setor e id_usuario nessa tabela setores_usuarios, isso esta funcionando perfeitamente.

acontece que em tempo de execução tenho uma tela de cadastro de usuario e preciso que ao selecionar o usuario trazer em um dbgrid todos os setores e campo liberado mostrar checkbox para quais os setores aquele usuario selecionado tem acesso.

para saber qual setor o usuario tem acesso faco um select na tabela setores_usuarios

select
setores_usuarios.id_setor,
setores_usuarios.id_usuario
from setores_usuarios
inner join sys_usuarios on (setores_usuarios.id_usuario = sys_usuarios.codigo)
where
(
(setores_usuarios.id_usuario = sys_usuarios.codigo)
)
order by setores_usuarios.id_setor

com isso filtro todos os setores para o usuario selecionado...

agora vem o que preciso e não estou conseguindo fazer, é pegar o resultado desse select os codigos do ID_SETOR e comparar com a tabela setores ID_SETOR e o codigo que existir nas 2 tabelas para o usuario selecionar gravar na tabela setores campo LIBERADO valores 0 para não liberado e 1 para liberado (que existe registro na tabela setores_usuarios). Isso não estou conseguindo realizar em tempo de execução.

ex: resultado do select tab setores
--------------------------------------- ------------------------------------------
id_setor | id_usuario id_setor | nome_setor | liberado
1 | 1 1 | sala a | 1
3 | 1 2 | sala b | 0
4 | 1 3 | sala c | 1
4 | sala d | 1


em tempo de execução depois de comprar os id_setor entre as 2 tabelas tem que fazer um update no campo LIBERADO na tabela setores.

alguem pode me ajudar ou me passar uma outra solução.


1 usuario pode acessar varios setores
1 setor pode ser acessado por varios usuarios
Iramar Junior

Iramar Junior

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar