Fórum Update #194834

13/11/2003

0

oi, pessoal , por favor estou necessitada da ajuda de voces..

Estou fazendo um trabalho para faculdade, estou aprendendo o Delphi, e estou fazendo um programa de contas a pagar, só que nao estou sabendo qual o codigo correto que coloco num botao para dar baixa na duplicata paga, por exempo:

digito a duplicata paga, clico no botao pesquisar, e neste botao é feito uma pesquisa atraves do componente TQuery e o resultado é colocado no dbgrid. Depois de pesquisada e encontrada a duplicata, entro com a data de pagamento e valor pago e clico em um outro botao ´baixar duplicata´, coloquei o seguinte codigo neste botao,mas nao esta dando certo, gostaria de saber onde está o erro?

try
witch qrybaixa do
begin
close;
Params[0].asdatetime := strtodate (editdatapagamento.tex);
Params[1].ascurrency := strtofloat (editvalorpago.text);
params[2].asstring ;= editduplicata.text;
qrybaixa.execsql;
end;

e o código dentro da TQuery é

Update Titulos
Set datapagamento =:datapagamento, valorpagamento =:valorpago

Where duplicata =:duplicata

quero saber tambem como faço para quando clicar o botao pesquisar, me traga como resultado de contas apenas as duplicata que nao estao pagas.
Estou usando o banco de dado SQLServer e os componentes de conexao é DATABASE e o TABLE da paleta DataAccess..

Katia-oliveira

Katia-oliveira

Responder

13/11/2003

Denis

Qual o tipo de erro está dando ?

Verifiquei que no último parametro que está passando tem um ponto e virgula errado. Pode ser isso.

params[2].asstring ;= editduplicata.text;

teria que ser

params[2].asstring := editduplicata.text;

Fora isto está aparentemente ok.

Quanto a fazer uma pesquisa sobre as duplicatas não pagas, creio que usando essa query deve resolver, no caso do seu banco de dados.

Select * from titulos where datapagamento is null

Responder

Gostei + 0

13/11/2003

Dogstreet

:idea:
você também pode configurar os parametros na propriedade ´Params´ do TQuery e utilizar o seguinte:

qrybaixa.parambyname(´datapagamento´).value:= strtodate (editdatapagamento.tex);
qrybaixa.parambyname(´valorpagamento´).value:=strtofloat (editvalorpago.text);
qrybaixa.parambyname(´duplicata´).value :=editduplicata.text;
qrybaixa.execsql;

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar