Fórum Upload e Resize de Imagens em Delphi for PHP #8324

05/08/2009

0

ola estou desenvolvendo um website administrativo e estou fazendo um cadastro de produtos e um cadastro de representantes ambos tem que ter upload de imagens para o cliente colocar as fotos, preciso saber como fazer esse upload das imagens e como fazer um resize para ajustar o tamanho da foto quando o cliente fazer o upload da mesma. obrigado aguardo com urgencia
Fistsoft-sistemas Empresarial-ltda;

Responder

05/08/2009

Rodrigo Mourão

Olá Amigo,

A resposta para sua dúvida esta numa vídeo de minha autoria no site da devmedia. La eu ensino a fazer isso. Segue o link:

https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=9432

Caso não tenha acesso a vídeo nos avise para que possamos liberá-la sem custo para você

Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Borland Instructor Certified
Coordenador da Consultoria em Delphi
Responder

Gostei + 0

05/08/2009

deu para baixar a video aula sim agora vou assistir obrigado
Responder

Gostei + 0

06/08/2009

assisti a video aula mas la nao explica como fazer o resize da imagem, nao ensina como alterar e nem excluir o resize que digo e tipo o usuario escolhe uma imagem exemplo com tamanha 3 megas 3000x3000 ai eu fazer um comando para deixar por exemplo com 300x300 preciso disso com urgencia obrigado
Responder

Gostei + 0

06/08/2009

Rodrigo Mourão

Fazer na Mão da muito trabalho.

User esta calsse aqui:

http://m2brimagem.googlecode.com/files/m2brimagem.class.0.6.3.php

Veja um exemplo:

<?php  
include('m2brimagem.class.php'); 

$oImg = new m2brimagem('1.jpg');  
$valida = $oImg->valida();  
if ($valida == 'OK') {  
    $oImg->redimensiona(200,200,'crop');  
    $oImg->grava();  
} else {  
    die($valida);  
}  
exit;  
?> 

Basta usar a superglobal $_FILES, passar o caminho da imagem que vc quer redimensionar e fazer como no exemplo assim. Existem varios exemplos prontos na web (m2brimagem), eu sempre baixo copio e colo nos meus projetos e bem simples.

Abs !!!

Responder

Gostei + 0

07/08/2009

Devmedia

Eleandro,

a resposta do consultor foi suficiente? Podemos encerrar o chamado?
Responder

Gostei + 0

10/08/2009

nao consegui incorporar em meu projeto o arquivo que vc me mandou para imagem nao se tiver algum exemplo de como eu faria
Responder

Gostei + 0

11/08/2009

Rodrigo Mourão

E simples,

Copie o arquivo m2brimagem.class.php para a pasta do seu projeto. Depois abra o Form onde vai fazer o upload da imagem e junto com os outros uses no topo do form coloque include('m2brimagem.class.php');

Feito isso no evento em que vc trata o upload do seu arquivo vc coloca o codigo que que postei enteriormente.

$oImg = new m2brimagem('1.jpg');  
$valida = $oImg->valida();  
if ($valida == 'OK') {  
    $oImg->redimensiona(200,200,'crop');  
    $oImg->grava();  
} else {  
    die($valida);  
}  
exit; 

Como eu falei anteriormento o nome da imagem ai e 1.jpg, vc tem que mudar para a imagem que vc esta postando, como vc pega isso? Através da superglobal $_FILES. Na video que eu lhe passei eu mostro como fazer isso. Acabei de assisteir agora e la eu falo dos parametros name, temp_name, etc etc etc

Abs,

Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Borland Instructor Certified
Coordenador da Consultoria em Delphi
Responder

Gostei + 0

11/08/2009

ok tem alguma video aula que ensina como fazer o upload usando banco de dados?
Responder

Gostei + 0

11/08/2009

olha estou fazendo meu upload assim igual vi em uma materia na revista clube delphi   global $DMPrincipal;
      if($_FILES['UploadFile']['name'] != "")
      {
         $diretorio = "C:/wamp/www/Estofados Solar/adm/upload/sofas/n" . $DMPrincipal->QRCad_Prod->id_prod . "/";
         if(!is_dir($diretorio))
         {
            mkdir($diretorio);
         }
         $nome_arquivo = $diretorio . $_FILES['UploadFile']['name'];
         move_uploaded_file($_FILES['UploadFile']['tmp_name'], $nome_arquivo);                     $oImg = new m2brimagem('UploadFile'); //UploaFile é meu component que uso para upload mas assim sempre
                                                                                         $valida = $oImg->valida();                       
         if($valida == 'OK')
         {
            $oImg->redimensiona(200, 200, 'crop');
            $oImg->grava();
         }
         else
         {
            die($valida);
         }
         exit;       }
Responder

Gostei + 0

11/08/2009

olha estou fazendo meu upload assim igual vi em uma materia na revista clube delphi   global $DMPrincipal;
      {
         $diretorio = "C:/wamp/www/Estofados Solar/adm/upload/sofas/n" . $DMPrincipal->QRCad_Prod->id_prod . "/";
         if(!is_dir($diretorio))
         {
            mkdir($diretorio);
         }
         move_uploaded_file($_FILES['UploadFile']['tmp_name'], $nome_arquivo);                     $oImg = new m2brimagem('UploadFile'); //UploaFile é meu component que uso para upload mas assim sempre
                                                                          //da o erro de arquivo nao encontrado tenho certeza que o erro                                                                                //está na linha $oImg = new m2brimagem('UploadFile') aonde vc                                                                           //colocou 1.jpg nao sei o que devo colocar pq nao ira cadastrar                                                                           //sempre a mesma fot, sera uma foto para cada produto          $valida = $oImg->valida();                       
         if($valida == 'OK')
         {
            $oImg->grava();
         }
         else
         {
            die($valida);
         }
         exit;       }
Responder

Gostei + 0

11/08/2009

Rodrigo Mourão

Olá Amigo sua logica esta perfeita, porem na hora de passar nao tem que passar o nome do compoentne não (Linha em vermelho) tem que passar a imagem ( Linha Azul )

global $DMPrincipal;
      {
         if(!is_dir($diretorio))
         {
            mkdir($diretorio);
         }
         move_uploaded_file($_FILES['UploadFile']['tmp_name'], $nome_arquivo);                     $oImg = new m2brimagem('UploadFile'); Errado

$oImg = new m2brimagem($nome_arquivo); Correto

if($valida == 'OK')
         {
            $oImg->grava();
         }
         else
         {
            die($valida);
         }
         exit;       }

Espero ter ajudado !!
Abs !!
Responder

Gostei + 0

11/08/2009

opa funcionou sim mas tem um detalhe ele faz o rezise certinho ate mostra na tela, mas nao grava com o rezise na pasta, ta gravando com o tamanho normal da imagem aguardo obrigado
Responder

Gostei + 0

12/08/2009

opa funcionou sim mas tem um detalhe ele faz o rezise certinho ate mostra na tela, mas nao grava com o rezise na pasta, ta gravando com o tamanho normal da imagem meu codigo esta assim  
      global $DMPrincipal;       if($_FILES['UploadFile']['name'] != "")
      {
         if(!is_dir($diretorio))
         {
            mkdir($diretorio);
         }
         move_uploaded_file($_FILES['UploadFile']['tmp_name'], $nome_arquivo);          $oImg = new m2brimagem($nome_arquivo);
         if($valida == 'OK')
         {
            $oImg->redimensiona(200, 141, 'resize');
            $oImg->grava();
         }
         else
         {
            die($valida);
         }
         exit;   aguardo obrigado
Responder

Gostei + 0

13/08/2009

ei amigo estou aguardando a resposta de minha pergunta ainda preciso disso com urgencia pra poder soltar o serviço de meu cliente só falta isso pra terminar meu projeto aguardo com urgencia
Responder

Gostei + 0

14/08/2009

opa funcionou sim mas tem um detalhe ele faz o rezise certinho ate mostra na tela, mas nao grava com o rezise na pasta, ta gravando com o tamanho normal da imagem meu codigo esta assim  
      global $DMPrincipal;       if($_FILES['UploadFile']['name'] != "")
      {
         if(!is_dir($diretorio))
         {
            mkdir($diretorio);
         }
         move_uploaded_file($_FILES['UploadFile']['tmp_name'], $nome_arquivo);          $oImg = new m2brimagem($nome_arquivo);
         if($valida == 'OK')
         {
            $oImg->redimensiona(200, 141, 'resize');
            $oImg->grava();
         }
         else
         {
            die($valida);
         }
         exit;   aguardo obrigado
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar