GARANTIR DESCONTO

Fórum Usando Relacionamentos entre tabelas #337660

09/02/2007

0

Pode ser besteira para alguns, mas NUNCA utilizei relacionamentos em tabelas.

Tenho 2 tabelas em um mesmo arquivo ACCESS[b:f6f2a6dffc] ´clientes[/b:f6f2a6dffc]´ e[b:f6f2a6dffc] ´servicos´ [/b:f6f2a6dffc]as 2 tem um campo chamado [color=red:f6f2a6dffc][b:f6f2a6dffc]´codcli[/b:f6f2a6dffc]´[/color:f6f2a6dffc], na tabela [color=red:f6f2a6dffc]´clientes´[/color:f6f2a6dffc] ele [color=red:f6f2a6dffc]é auto-incremento[/color:f6f2a6dffc] e [color=red:f6f2a6dffc]chave primária[/color:f6f2a6dffc], na tabela [color=green:f6f2a6dffc]´servico´ ele é apenas um campo numérico[/color:f6f2a6dffc]. Fiz o relacionamento deles pelo ACCES mas gostaria de saber como utilizo este relacionamento dentro do Delphi, uma vez que o mesmo cliente poderá solicitar diversos serviços.

Sei que é bem besta isto, mas não tenho idéia de como utilizar, só sei que é melhor.

Vagner.oliveira

Vagner.oliveira

Responder

11/02/2007

Pestana_

cara não existe dúvida besta, como você mesmo diz que [i:0421c85736]A dúvida é a ampliação do conhecimento.[/i:0421c85736]

Não sei se entendi direito, mas você desejá usar um select para mostrar diversos serviços daquele cliente selecionado, e isso?

SELECT 
FROM cliente C, servico S
WHERE C.codcli = :cliente
AND C.codcli = S.codcli

o parametro pode ser assim Query.ParamByName(cliente).AsInteger := VariavelCliente;

se não for isso explique de uma outra maneira.

flw.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar