Usar Ajax é seguro?

26/10/2016

0

Opa galerinha, me tirem uma dúvida.

Um cliente pediu para eu não carregar a página e atualizar os dados, para que fique algo mais "bonito" para o usuário. Nessa questão até concordo, pois o não carregamento da página ajuda bastante no visual da página.

Sei que para fazer isso, tenho que utilizar ajax. Mas confesso a vocês que fico um pouco desconfiado com o ajax. Usei poucas vezes, e vi que é possível através do inspecionador de elemento ver algumas informações.

O ajax em relação a segurança dos dados, é uma boa opção. Porque pro que o cliente quer, acredito que seja só essa.
Tiago Dias

Tiago Dias

Responder

Post mais votado

04/11/2016

Oi Tiago.

Então, eu particularmente não tenho nada contra o uso de Ajax, acredito que o mesmo é muito bom.

O único cuidado que acredito que você deva tomar, é em relação ao que você faz "transitar" no meio das requisições.

Você deve deixar nessa troca de informações apenas o que é realmente necessário para que você possa dar prosseguimento com as execuções do seu script.

Por exemplo, se você precisa pegar um id de um usuário, mas junto com essa informação traz a query que pega o id desse susuário, você estará trazendo dados desnecessários, que podem ser descobertos por alguém que venha a usar o inspecionador de elemento.

O Ajax em si deve ter muitos outros recursos, mas acredito que essa dica que te dei já ajuda a você usar o Ajax com mais segurança.

Calebe Menezes

Calebe Menezes
Responder

Mais Posts

31/10/2016

Tiago Dias

Opa galera, subindo a pergunta
Responder

08/11/2016

Tiago Dias

Valeu Calebe! Entendi!

Mas será que no meio desses outros recursos que você citou do AJAX, existe algum que reforce ainda mais a segurança?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar