Usar valores do DBGrid

20/01/2020

0

Olá,

Sou novato no delphi e gostaria de saber como faço para realizar operações com as células do DBGrid, ou então guardar o valor de uma célula do DBGrid numa variável. Não sei quais os comando ou se devo manipular algum outro componente além do ClientDataSet.

Agradeço pela atenção.
Cícero Santana

Cícero Santana

Responder

Posts

21/01/2020

Anderson Gonçalves

Olá,

Sou novato no delphi e gostaria de saber como faço para realizar operações com as células do DBGrid, ou então guardar o valor de uma célula do DBGrid numa variável. Não sei quais os comando ou se devo manipular algum outro componente além do ClientDataSet.

Agradeço pela atenção.


Fala boy,

Seguinte...

Quando você usa um DBGrid você está vendo o que está dentro de uma Query ou de uma Tabela, então você tem que usar o conteúdo da Query ou Tabela, o DBGrid é só para mostrar qual o conteúdo está selecionado no momento, assim você pode mandar esse comando para começar a entender o que se passa.

Edti1.Text := ADOQuery1.Fieldbyname(''Campo'').AsString;

Sendo que "Campo" é o nome do campo da tabela que você quer carregar no Edit, então testa ai que vai dar uma clareada na sua mente, como eu não uso tabelas eu não lembro como faz com elas mas é só pesquisar.

Espero ter ajudado.
Responder

23/01/2020

Cícero Santana

Olá,

Sou novato no delphi e gostaria de saber como faço para realizar operações com as células do DBGrid, ou então guardar o valor de uma célula do DBGrid numa variável. Não sei quais os comando ou se devo manipular algum outro componente além do ClientDataSet.

Agradeço pela atenção.


Fala boy,

Seguinte...

Quando você usa um DBGrid você está vendo o que está dentro de uma Query ou de uma Tabela, então você tem que usar o conteúdo da Query ou Tabela, o DBGrid é só para mostrar qual o conteúdo está selecionado no momento, assim você pode mandar esse comando para começar a entender o que se passa.

Edti1.Text := ADOQuery1.Fieldbyname(''Campo'').AsString;

Sendo que "Campo" é o nome do campo da tabela que você quer carregar no Edit, então testa ai que vai dar uma clareada na sua mente, como eu não uso tabelas eu não lembro como faz com elas mas é só pesquisar.

Espero ter ajudado.




Cara, muito obrigado pela ajuda.

Do mesmo modo, posso também capturar ou manipular o valor de uma célula em específico? Se sim, quais seriam os comandos?

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar