Uso de NoSQl

31/10/2016

0

Opa pessoal,

Gostaria de abrir uma conversa(debate) aqui com a galera.

Vocês acham vantajoso em algum momento o uso de NoSQL para projetos que não tenham muitos dados?

Por exemplo, eu quando programo os meus sistemas em php, uso o SQL Server ou MySQL.

No caso, eu queria saber se o uso de NoSQL seria aconselhado para alguma situação do tipo.
Calebe Menezes

Calebe Menezes

Responder

Post mais votado

31/10/2016

Calebe.
O NoSQL é um banco de dados assim como SQL Server e o My SQL.
A Diferença dele está na forma como ele armazena os dados, no caso, diferente dos modelos relacionais que possuem os dados estruturados, o NoSQL trabalha com dados não estruturados.
Um dos mais famosos é o MongoDB (https://www.mongodb.com/)
No próprio site tem uma área onde você pode experimentar ele, juntamente com um tutorial que vai te ensinar os primeiros passos.
Agora sobre quando usar um ou outro, isso vai depender do tipo de projeto que você vai fazer.
Em teoria, os bancos NoSQL devem resolver problemas que os bancos relacionais não seriam capazes. Na prática, ainda não encontrei um problema desses.

Grande abs

Luiz Santos

Luiz Santos
Responder

Mais Posts

31/10/2016

Marilia Silva

Antes de colocar em pratica, faça uma leitura consistente sobre o banco em questão.
Como o Luiz Santos descreveu:
"Agora sobre quando usar um ou outro, isso vai depender do tipo de projeto que você vai fazer."
Isso vai depender se valerá ou não a pena.

dica de leitura:
https://www.devmedia.com.br/introducao-aos-bancos-de-dados-nosql/26044
Responder

01/11/2016

Calebe Menezes

Valeu pessoal. Ficou claro. Então no caso, para uma base de dados que tenha poucos registros, a opção pelo NoSQL em busca de performance não é muito válida né? Porque pelo visto, o modo como ele armazena os dados ajuda na performance das bases de dados com grandes quantidades de registros, não é mesmo?
Responder

03/11/2016

Marilia Silva

Eu utilizaria os ditos bancos "comuns"!
Responder

03/11/2016

Calebe Menezes

Valeu Marília, vou seguir as dicas de vocês! Obrigado!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar