Fórum Uso de Triggers, Views e Procedures #412745

13/02/2012

0

Pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o uso de triggers, views e procedures em banco de dados.
Vocês são a favor ou contra o uso?
Quais os benefícios e malefícios?

Obrigado
Fred Utsch

Fred Utsch

Responder

13/02/2012

Joel Rodrigues

Eu, particularmente vejo como principais benefícios os seguintes:
- possibilidade de correção de falhas (referente a cálculos, por exemplo) apenas com a atualização do banco;
- transferência da responsabilidade de processamento de certas consultas/atualizações/cálculos para o banco (liberando a máquina cliente);
- possibilidade de maior atuação de alguém com conhecimento em SQL/BD (DBA), mesmo que não conheça a linguagem na qual a aplicação foi desenvolvida;

já como pontos negativos, eu diria:
- alguém com más intenções que tenha acesso ao seu banco, terá acesso a cálculos, consultas e diversas operações importantes para seu programa, podendo alterá-las de forma maliciosa;

No momento só vejo esses pontos importantes, mas em geral eu gosto de usar esses recursos direto no banco.

Boa sorte.
Responder

Gostei + 0

16/02/2012

William

Eu pessoalmente uso com frequencia essas facilidades que o Firebird proporciona, a pouco tempo atrás desenvolvi um sitema muito complicado pra baixar estoque, graças as procedures e triggers o sistema ficou de fácil manutenção, entendimento e bem leve no cliente.

Como programo em delphi li e assisti várias vídeos aulas incentivando o uso do DataSnap, com essa tecnologia o sistema seria independente SGBD com todas as regras de negócio no lado do servidor, mas já li artigos q apoiam o uso dessa facilidade q o SGBD proporciona.

Enfim é da opinião de cadas um, como no meu caso eu tinha certeza q o cliente não iria trocar de SGBD tão cedo usei e abusei das procedures, triggers e views.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar