GARANTIR DESCONTO

Fórum usuários, restrições e firebird/interbase #187803

10/10/2003

0

Olá pessoas,

gostaria de saber qual é a melhor forma de desenvolver uma aplicação com restrição de acesso por usuários e banco interbase/firebird. Quero dizer, é melhor fazer um cadastro para cada usuário no servidor de banco de dados ou utilizar apenas um usuário para conexão e ´emular´ todos os outros usuários via programação, criptografia e descriptografia próprias, etc? quais são os prós e contras de cada uma das opções?

agradeço a atenção :wink:

As-mad

As-mad

Responder

10/10/2003

Vinicius2k

Particularmente, quando comecei a utilizar SGBD´s transferi toda a responsabilidade de gerenciamento de usuários para ele... na minha opinião, criar um cadastro de usuários e permissões de acesso no próprio sistema, agora, se tornou obsoleto e arriscado...

Responder

Gostei + 0

11/10/2003

As-mad

mas quando você passa o acesso ao SGBD ele restringe por processo e tabela, mas pode haver que para alguns procedimentos relacionados você precise acessar as tabelas para cálculos e inclusive leitura, porém esse campo não ficará disponível se você quiser restringir a tabela para o usuário. Mesmo porque se pegarem um arquivo gdb e levarem para outra máquina com outro SGBD, o banco vai ficar disponível...

Responder

Gostei + 0

11/10/2003

Vinicius2k

discordo...
mas quando você passa o acesso ao SGBD ele restringe por processo e tabela, mas pode haver que para alguns procedimentos relacionados você precise acessar as tabelas para cálculos e inclusive leitura, porém esse campo não ficará disponível se você quiser restringir a tabela para o usuário.

os Grants são atribuidos aos objetos do banco de dados, e especifica-se o que cada usuário pode fazer em cada objeto... se um usuário puder apenas consultar um cadastro, por exemplo, deve-se atribuir a ele apenas o direito de ´Select´ naquela tabela específica.

Mesmo porque se pegarem um arquivo gdb e levarem para outra máquina com outro SGBD, o banco vai ficar disponível...

os Grants são guardados dentro do .GDB em tabelas de sistema, com isso mesmo levando o banco de dados para outro servidor as permissões permanecerão as mesmas.

AS-Mad, essa é minha opinião em particular, por favor, desculpe-me se contesto conceitos corretos para vc...

Responder

Gostei + 0

12/10/2003

As-mad

não tem problema, na verdade é ótimo pois eu sou iniciante com IB/FB e preciso de novos horizontes.
Na empresa onde trabalho os usuários são registrados no banco porém a restrição é feita através de dados em tabelas. Agora, não sei como registrar meus usuários no FB/IB a partir do delphi e essas restrições, sei que é possível também fazer por SQL, mas eu queria uma restrição dinâmica, por exemplo, um administrador do sistema poderia restringir o acesso à campos, à telas, à menus, à processos, tudo isso a partir do sistema, pois é a forma mais fácil que eu acho para restringir acessos. Outra coisa é que eu estou fazendo um esqueleto de sistema, ou seja, eu tenho que fazer algo bem genérico para depois ser reaproveitado para criar novos sistemas, e assim, fazendo a restrição a partir de telas, eu poderia criar uma classe mãe que implementasse um recurso de restrição dinâmico, obtendo as informações a partir dos componentes onde foi chamada a rotina de restrição. Por exemplo, o administrador não quer que os faturistas emitam nota fiscal, porém, ele quer permitir que gerem o pedido ao cliente. Coisas desse tipo.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar