Utilizar mais de um banco - SGBD

24/08/2014

0

SQL

Vou fazer uma pergunta meio sem sentido ou maluca mesmo, sabemos a maioria das empresas possuem um ambiente bastante diversificado quando se fala em tecnologia, varias linguagens e banco de dados. a minha pergunta é. podemos utilizar dois tipos de SGBD´s cada um com a mesma estrutura (banco utilizado), mesma modelagem, é viavel isso ou é apenas uma ideia louca?
Alan Mario

Alan Mario

Responder

Posts

25/08/2014

Alex Lekao

Oi Alan, bom dia!!!

Cara eu nao entendi. rsrsr
Responder

25/08/2014

Alan Mario

Normal, hehehe

Um exemplo, eu tenho um sistema rodando web ou desktop, quero utilizar dois produtos distintos(SGBD), é viavel isso?
Responder

25/08/2014

Mariana Carvalho

Siceramente não vejo nada que impeça, a não ser que:

- A linguagem não permita
- No Caso de banco de dados que seja em um servidor bom ou em outro servidor(isso depende da quantidade acesso e outro..).

to escrevendo isso mas não tenho certeza, nunca vi algo parecido.
Responder

25/08/2014

Alex Lekao

Bom, nao sou tao experiente assim nestes ambientes, mas vamos la. rsrsr

Vc pode ter dois SGDBs rodando no mesmo servidor, em tese, sao instancias distintas, mas... sempre tem um mas rsrsrsr, se eles precisarem fazer uso de situacoes especificar e que possam inteferir no funcionamento do outro, isso pode ser um problema.

Agora, se entendi a sua colocacao, vc quer ter uma mesma aplicacao que usa dois SGDBs distintos?

Pode ate ser que seja viavel, eu acredito que nao, normalmente vc tem a aplicacao rodando em uma estrutura especifica e com isso vc acaba reduzindo custos.

Poderia ser interessante em vc ter opcao a mais para o cliente escolher a plataforma de banco que melhor lhe agrade, mas a sua aplicacao ficaria maior, e mais cara, acredito eu, porque isso demandaria mais tempo, mais programacao, e teoricamente mais profissionais.
Responder

25/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Vou fazer uma pergunta meio sem sentido ou maluca mesmo, sabemos a maioria das empresas possuem um ambiente bastante diversificado quando se fala em tecnologia, varias linguagens e banco de dados. a minha pergunta é. podemos utilizar dois tipos de SGBD´s cada um com a mesma estrutura (banco utilizado), mesma modelagem, é viavel isso ou é apenas uma ideia louca?


E la vamos nós usando a palavra "depende". Mas isso acontece muito quando trabalha-se com mais de 1 sistema, e principalmente quando há um sistema legado.
Responder

25/08/2014

Alan Mario

Então é possivel? depende!!!
Responder

26/08/2014

Alex Lekao

sim. eh possivel.

mas de qualquer forma depende. kkkk

eu tenho uma maquina aqui que tem sql server 2008r2, sql server express(acho que eh esse a versao gratuita, nao lembro), firebird, e acho que eh so. rssr

Mas como eh uma estacao que praticamente nao eh usada entao as interferencias entre um e outro, que possa acontecer ou causar, eh praticamente inexistente.
Responder

26/08/2014

Alan Mario

Sim Express é gratuito, mas nesses bancos utilizam cada um com um banco diferente não é?
Responder

26/08/2014

Alex Lekao

sim.

ate mesmo o proprio sql server 2008r2 por exemplo vc pode fazer mais de uma instalacao, criando assim instancias distintas e com instalacoes distintas para servicos distintos e clientes distintos... rsrs

ficou meio loko esse monte de distinto... mas tudo bem... rsrsr
Responder

26/08/2014

Mariana Carvalho

Alan, por curiosidade, por que utilizar bancos distintos com a mesma finalidade, acredito eu que os principais bancos tem como caracteristicas espelhamento e outra caracteristica que esqueci no momento, rsrsrs
Responder

26/08/2014

Alex Lekao

replicacao? rsrsr
Responder

26/08/2014

Mariana Carvalho

exatamente, sempre confundo e esqueço.
Responder

26/08/2014

Alex Lekao

normal...

acho que eh porque eh pouco utilizado ou comentado mesmo. rsrs
Responder

26/08/2014

Alan Mario

Alan, por curiosidade, por que utilizar bancos distintos com a mesma finalidade, acredito eu que os principais bancos tem como caracteristicas espelhamento e outra caracteristica que esqueci no momento, rsrsrs


Por curiosidade mesmo Mariana. apenas isso. se fosse possivel que entender mais sobre o assunto.
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar